Pergunta: Julio ( Universidade Federal do Espírito Santo )
Olá,tudo bem? Tenho algumas dúvidas sobre o meu futuro financeiro como médico…estou começando a acompanhar um radiologista amigo da família que trabalha aqui no interior em um postinho e faz US e lauda Rx e TC em uma clínica aqui da capital…Nossa, como é tranquilo o trabalho dele!…me apaixonei de primeira quando vi o seu estilo de vida e seus rendimentos mais do que excelentes, proporcionando um padrão de vida divino, com muuuuito tempo livre…Fico feliz por ele, mas bateu uma certa apreensão pois sempre gostei de clínica médica e percebo que pra ele a clínica é a menor fonte de rendimentos(ele o faz só pra não perder o contato e o prazer de estar com os pacientes) Gostaria de saber sobre algumas instituições públicas e particulares boas que oferecem serviço de residência em radiologia fora do eixo Rio-SP. E queria saber também se pra um médico recém-formado é viável investir numa clínica com aparelhos de US, RX e TC para medicina popular(praticando baixos custos mas fazendo exames em larga escala)
Resposta :
A radiologia é uma das melhores especialidades do momento porque permite uma excelente qualidade de vida e uma ótima remuneração com um dia a dia bastante tranquilo.
A formação básica do profissional é fundamental para uma carreira de sucesso e embora existam muitos serviços bons em Belo Horizonte, Porto Alegre e Goiânia, fazer a residência no Rio de Janeiro ou São Paulo, sempre faz diferença em termos de conteúdo e acima de tudo em termos de prestigio.
Em relação à clínica médica associada à radiologia, não é uma boa possibilidade tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo. O fato é que em qualquer situação quando se escolhe um caminho, temos que perder algumas coisas talvez boas das outras opções.
O chamado “mercado popular” é uma excelente opção, principalmente em inicio de carreira. Considere que o Brasil com 190 milhões de habitantes tem apenas 40 milhões com plano de saúde. Portanto o restante de 150 milhões não tem plano de saúde, não está satisfeito com a medicina pública, não tem dinheiro para médicos particulares, mas consegue fazer um esforço e pagar por consultas e exames com preços populares.
Assim, é uma ótima ideia abrir um serviço de imagem com radiologia ( embora o R-X propriamente dito nem seja muito lucrativo ), ultrassonografia ( vc pode adquirir um aparelho simples por cerca de R$ 60.000,00 financiado ) e depois um mamógrafo e uma tomografia ( vc pode comprar um tomógrafo usado por um preço razoável ).
Além disso, em cidades menores, vc pode fazer convênio com as prefeituras locais para prestar esse tipo de serviço, cobrando valores diferentes do que a ridícula tabela SUS.
Sucesso
Mário Novais