Pergunta: Isabel Curcio ( Faculdade de Medicina de Botucatu )
Olá Dr. Mário, me formei em 2012, tenho 24 anos. Pretendo fazer a residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Estou fazendo provas apenas de instituições que oferecem PRM credenciados pelo MEC. Entretanto, gostaria de saber qual sua posição em relação aos Estágios/Pós-Graduações/Aperfeiçoamentos nesta área. A inserção no mercado de trabalho é a mesma? E a aceitação das instituições que oferecem sub-especialização (R4)? E da obtençao do Título de Especialista? Obrigada por me ajudar desde já. E parabéns pelo site.
Resposta :
De um modo geral os programas de residência médica são mais bem estruturados do que os programas de pós graduação ou aperfeiçoamento, embora existam exceções. O mais importante é que no local existam muitos pacientes ( consequentemente muitos exames ) e um bom staff.
De um modo geral, a preferência deve ser pelos serviços universitários, que contam com um staff maior e mais voltado para o ensino.
Tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista status futuro, os melhores locais para se fazer a residência médica, são os grandes centros, com destaque especial para Rio de Janeiro e São Paulo, que fornecem boa formação técnica e maior prestigio para quem possa pretender voltar para a cidade natal.
Porto Alegre e Belo Horizonte também são boas opções, mas sem dúvida, apesar de fornecerem boa formação técnica, perdem um pouco em termos de prestigio profissional futuro para Rio e São Paulo.
Uma boa residência médica é aquela que permite um bom treinamento prático ( bastante pacientes ) associado a um bom “staff”. Nesse aspecto os Centros Universitários levam vantagens.
No Rio de Janeiro os serviços mais conceituados são os da UFRJ, UERJ e INCA.
Em São Paulo destacam-se USP e UNIFESP.
A infra-estrutura hospitalar também influencia e nesse aspecto os Hospitais de São Paulo são mais bem estruturados.
Além disso na residência vc terá uma remuneração e nos cursos de pós vc terá de pagar pelo curso e não será remunerada.
Para se submeter à prova para obtenção do titulo de especialista, realizada em conjunto pela Associação Médica Brasileira e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, é necessário ter concluído a residência médica ou o Curso de Aperfeiçoamento em serviço credenciado.
A inserção no mercado de trabalho é semelhante para quem fez residência ou aperfeiçoamento, desde que tenha o título de especialista.
As instituições que possuem sub especialização como R4, também são aceitas para outros títulos, como os da área de atuação dentro da radiologia ( como mamografia, densitometria óssea…).
Maiores informações vc pode obter no site www.cbr.org.br .
Sucesso
Mário Novais