Pergunta : ( de anônimo – Juiz de Fora )
Estou num grande dilema, pois estou na dúvida entre anestesiologia e radiologia…fiz o teste no site assim como outro teste de uma universidade americana e todos tendem mais para radiologia…Passei nas provas para as 2 especialidades e tenho q resolver tudo até quarta feira!
O dilema está entre a vida que eu desejo e o esquema de trabalho que me agrada mais…
Com certeza a vida do radiologista é melhor por não ter pacientes, ser um trabalho bastante interessante pela quantidade de doenças e tecnologias que sáo vistas, com mais calma para raciocinar um diagnóstico…porém tenho muito medo do esquema(pelo menos por um bom tempo) de ter que trabalhar para os outros, em um mercado em constante saturação com redução gradativa da rentabilidade e possibilidades de diagnósticos por imagem a distância(com redução do preço dos exames)…
Por outro lado, a Anestesiologia, com um esquema de trabalho com mais responsabilidades diretas com o paciente(complicações cirúrgicas, risco de processos médicos), porém com amplo mercado(tenho conhecidos da área, que me ajudariam inicialmente na entrada no mercado), e um esquema de trabalho onde apesar de eu trabalhar para algum cirurgião ou para uma sociedade, meus ganhos são proporcionais ao que eu trabalho e não no esquema “me pague um valor fixo e me explore completamente”, entende?
Por favor, me de uma luz para decidir entre a vida que eu quero e o esquema de trabalho que eu quero!
Resposta :
Na verdade você está com um bom dilema, já que passou para duas especialidades que são consideradas excelentes, embora sejam fundamentalmente distintas.
Na radiologia vc terá uma vida mais tranquila, lidará menos com pacientes e basicamente trabalhará para os outros, exceto no que se refere à ultrassonografia , que é a parte da radiologia que ainda permite ao especialista ser independente. Pode enveredar pela área da radiologia intervencionista que estará em franco desenvolvimento em breve ( atendimento de urgência em AVEs, biópsias guiadas pelo US…)
Como a radiologia tem sido muito escolhida pelos médicos recém formados, os “patrões “tem se valido disso para diminuir os honorários destes especialistas.
A anestesiologia possibilita ganhos financeiros muito maiores e também maior independência de patrões e de convênios. Por outro lado a qualidade de vida é prejudicada, principalmente no início de carreira, pela irregularidade de horários e pelas urgências.
Com o passar do tempo, se o anestesista não for “desesperado por dinheiro “, ele pode organizar sua vida e seus horários e desempenhar a maior parte da sua jornada de trabalho com anestesias eletivas e ficar de sobreaviso para urgências apenas uma ou duas vezes por semana.
Importante na sua avaliação deve ser também como você se sente em relação ao tipo de paciente com os quais irá trabalhar, porque são perfis de pacientes bastante diferentes. Isso é fundamental na sua escolha; lembre que estará fazendo uma escolha para 40 ou 50 anos de atividade profissional.
Sucesso
Mario Novais