Pergunta : Geovanna (Unic – Universidade de Cuiabá) |
Olá! Estou no 6°ano da faculdade e ja pensei em fazer várias especialidades.. porém quanto mais penso, mais em duvida eu fico! Sou muito generalista, entre as minhas opções estão urgência e emergência, clinica médica e pediatria. Sobre a urgência, fica em terceiro lugar, principalmente pelo estilo e qualidade de vida. Porém a clínica médica e a pediatria me encantam por serem especialidades gerais, que abordam o paciente como um todo. Ao mesmo tempo penso que não gostaria de lidar somente com crianças por toda a vida, mas também não me vejo sendo especialista em nenhuma área da clínica médica. O que vc me indica, tendo em vista, mercado de trabalho, qualidade de vida e principalmente, gostar do que faz? Resposta : |
A medicina generalista é a medicina que mais resultados positivos consegue em termos de melhoria das condições de saúde de uma população, já que sabemos que em 80 a 85 % dos casos que procuram assistência médica poderiam ser resolvidos por um médico generalista.
Porém a maioria dos profissionais médicos acaba se encantando com alguma especialidade e não quer seguir pela área da medicina generalista, o que abre um bom mercado para esse profissional.
Com certeza existe espaço no mercado de saúde para profissionais que desejem ser bons generalistas.
A sugestão é que vc faça residência em clínica médica e se durante essa residência não se encantar com nenhuma sub especialidade clínica, então seja uma excelente medica generalista.
Sucesso
Mário Novais