Pergunta: Michelangela ( Universidade Federal do Amazonas )
ola Dr.mario,tenho 30 anos e estou no R1 de clinica medica.Quando entrei pretendia fazer gastroenterologia,so que ao rodar na gastro no meu hospital fiquei desapontada com a pouca demanda de pacientes, e agora estou muito preocupada em fazer e nao me sastifazer financeiramente,ou nao haver pacientes,fora que tambem andei pesquisando e ja esta aparentemente um mercado saturado ,ja que existem muitas pós por ai em endoscopia, e esta é o que agrega valor a consulta e faz gastro valer a pena financeiramente.Gost aria de um conselho.Andei pensando em abandonar e fazer otorrino ja que existem muitos procedimentos nessa area e e isso e o que dar lucros,ou fazer endocrino so que esta não tem procedimentos fico com receio…pensei ate em ortopedia so que acho pra mulher um meio ainda restrito..ou estou enganada?estou preocupada tambem com minha idade e lutei tanto pra entrar pra clinica em um bom serviço em sao paulo..o que o sr acha?estou perdida no que fazer.
Resposta :
Gastro é uma boa especialidade porque além de permitir boa qualidade de vida, é bastante rentável pela grande incidência de exames complementares como endoscopias altas e baixas e grande freqüência na população de patologias dessa especialidade, como gastrites, úlceras, esofagites, diarréias, colites…
Com o envelhecimento da população e com o estresse cada vez maior nas grandes cidades, a clientela do gastro só tende a aumentar e o mercado não está saturado e nem ficará nos próximos anos.
Enquanto o valor médio de uma consulta pelos convênios fica em torno de R$ 60,00, na gastro, contando a grande frequência de endoscopias digestivas altas e colonoscopias, o valor médio de um atendimento fica cerca de R$ 220,00.
Não se influencie pela qualidade do serviço ou pela quantidade de pacientes na sua residência médica, porque lá fora a situação é bem diferente.
Se vc gosta de clínica não tem porque trocar para otorrino ou ortopedia, especialidades eminentemente cirúrgicas e com pacientes completamente diferentes dos da gastro.
Mas a endócrino também pode ser uma boa opção, porque apesar de não ter procedimentos que agreguem valor à consulta, a clientela particular cresce muito rapidamente.
O que vc precisa é avaliar em que situação, com que tipo de paciente e tipos de patologias vc se sentirá mais confortável; na gastro ou na endócrino.
Sucesso
Mário Novais
Veja também
Angústia Na Escolha da Especialidade
Dificuldade na Prova de Residência influencia na Escolha da Especialidade ?