Tenho recebido várias perguntas sobre esse tema, fica difícil dar uma resposta exata para cada um pois não tenho como saber o nível do inglês de cada aluno. Mas vou tentar explicar o básico:
Tenho recebido várias perguntas sobre esse tema, fica difícil dar uma resposta exata para cada um pois não tenho como saber o nível do inglês de cada aluno. Mas vou tentar explicar o básico:
Não será necessário nenhum exame de proficiência em inglês, como era há alguns anos. Não precisa do TOEFL. Só de passar nas provas eles já concluem que seu inglês é suficiente.
Eu diria que você precisa ter um nível médio-avançado no mínimo. Ou seja, ler bem, falar razoável e compreender bem. Escrever apenas razoavelmente é suficiente, poruqe só precisará escrever a anamnese e exames complementares que vai querer solicitar no step 2 CS. Então nesta parte você pode memorizar um padrão de anamnese e os principais termos médicos e abreviações que terá de usar. Eu já falava bem inglês na época e não entendia nada quando lia uma anamnese deles. Precisei aprender os termos específicos um a um e as abreviações, essa foi a única parte mais trabalhosa.
Quanto aos livros, sugiro aos alunos que ainda tem algum tempo até se formar, que já comecem a estudar por materiais em inglês. O material do curso KAPLAN é muito bom e completo. É como se fosse o medcurso de lá. Você pode tranquilamente estudar para a maioria das matérias da faculdade pelo Kaplan e fazer as questões. Pode fazer isso só para aprender bem o inglês, mas se você pretende estudar nos EUA, não tenho dúvida que é uma ótima escolha.
Também terá de assistir alguns filmes em inglês e se possível conversar um pouco. Pode fazer um cursinho ou até intercâmbio de poucos meses, podendo aproveitar inclusive para fazer estágio em algum hospital e pegar as cartas de recomendação.
Para aprender a falar com os pacientes usando os termos médicos e fazer um exame semiológico básico (mas suficiente para ser aprovado) eu recomendo os vídeos do site csevideo.com, foram esses vídeos que usei para estudar para o step 2CS. EU assistia pelo celular nos intervalos da residência. Depois eu fui lendo na viagem, pelo celular, o livro First Aid step 2 CS. Eu cheguei um pouco antes no hotel e tive pelo menos 1 dia inteiro de estudo fora as horas do avião. Foi um estudo um pouco rápido mas suficiente para passar, pois grande parte do conhecimento já vinha do step 2 CK e de trabalhar em emergências no Brasil por 2 anos.
Espero que tenha ajudado. Boa sorte a todos,
Veja também o artigo Quando começar a estudar o step 1
Vítor Torturella