Trombose Venosa Profunda
(A) Suspeita Diagnóstica: dor nas panturrilhas, edema ipsilateral ou inchaço com diferença dos diâmetros da panturrilha, calor, aumento da sensibilidade à dor, eritema e/ou dilatação das veias superficiais em uma ou ambas as extremidades.
Trombose Venosa Profunda
(A) Suspeita Diagnóstica: dor nas panturrilhas, edema ipsilateral ou inchaço com diferença dos diâmetros da panturrilha, calor, aumento da sensibilidade à dor, eritema e/ou dilatação das veias superficiais em uma ou ambas as extremidades.
(B) Conduta Inicial: Solicitar dosagem do D-dimer e estratificar o paciente de acordo com o Score de Wells (vide tabela):
– Se paciente de baixa probabilidade e D-dimer negativo, ele provavelmente não tem TVP e não precisa de mais avaliação;
– Se o paciente possui probabilidade moderada a elevada, solicitar um USGdoppler de mmii. Se esse exame vier positivo em pacientes apresentando o primeiro episódio de TVP, ele confirma o diagnóstico. Se esse estudo inicial for negativo, mas a suspeita clínica for alta, deve-se repetir o exame dentro de 3-7 dias.
(C) Tratamento: É indicado em pacientes sintomáticos para TVP proximal. O tratamento inicial deve começar rapidamente com heparina não fracionada, heparina de baixo peso ou fondaparinux. O tratamento deve permacer por pelo menos 5 dias e um anticoagulante oral deve ser associado (por pelo menos 4-5 dias) até que se possa remover a heparina e manter só o medicamento oral. Warfarina é o medicamento de escolha, e pode ser iniciado junto com a heparina (dose inicial de 5mg/dia, em pacientes idosos e com risco aumentado de sangramento, reduzir a dose inicial), objetivando-se um INR de 2.5 (2-3)
Obs: O uso de trombolíticos ou trombectomia tem que ser individualizado e pacientes que estejam com um embolo pulmonar instável ou uma trombose maciça de ilieofemural e com baixo risco pra sangramento são fortes candidatos a esse procedimento.
Critérios de Wells – (0 pontos: Baixo Risco / 1-2 pontos: Moderado Risco / >2 pontos: Alto Risco)
->Câncer em atividade (em vigência de tratamento porpelo menos 6 meses, ou paliativo) – 1 ponto.
->Paralisia, paresia ou recente imobilização de membros inferiores –1 ponto.
->Acamado por maisde 3 dias ou grande cirurgia nas últimas 12 semanas comanestesiageral ou raqui – 1 ponto.
->Manipulação em algum local de distribuição da circulação venosa profunda – 1 ponto.
->Perna totalmente inchada – 1 ponto.
->Edema bolhoso restrito à perna sintomática – 1 ponto.
->Inchaço na panturrilha acometida, 3 cm maior que a contralateral (medir 10 cm abaixo da tuberosidade tibial) – 1 ponto.
->Veias colaterais superficiais (não-varicosas) – 1 ponto.
->Diagnóstico alternativo menos provável que TVP – –2 pontos.
Aqui está um algoritmo pra facilitar a compreensão da conduta: