Pergunta : Murilo ( Universidade Federal da Bahia )
Qual é a Perspectiva de Mercado para Psiquiatria nos próximos anos ?
Boa tarde, gostaria de parabenizar o site pela qualidade das respostas. Sou acadêmico e gostaria de informações a respeito do mercado de trabalho para o Psiquiatra. Atualmente, existe ainda independência de convênios ? A perspectiva de mercado condiz com o aumento da prevalência de transtornos psiquiátricos projetados para as próximas décadas ? Ainda existe um forte preconceito direcionado à área ? Qual é a melhor maneira de empreender no ramo ? Quais são os impactos da neurociência na profissão ? A remuneração/qualidade de vida é boa se comparada às outras especialidades ?
Muito obrigado.
Resposta :
O Mercado de trabalho da psiquiatria é muito bom, principalmente se levarmos em consideração a grande incidência de depressão na população e a diminuição lenta porem real da aceitação das pessoas em procurar um psiquiatra nesses casos de depressão.
Embora o psiquiatra possa trabalhar com convênios médicos, existe um bom mercado para clientela de pacientes particulares.
Os avanços da neurociência vem afetar positivamente a especialidade; alguns acreditam que todos os transtornos psicóticos e neuróticos em breve poderão ser tratados com medicamentos; o que aumentará ainda mais a clientela dos psiquiatras.
A qualidade de vida pode ser boa se o especialista “filtrar” sua clientela evitando algumas patologias mais trabalhosas como adição de drogas, esquizofrenias…
A remuneração também é boa, principalmente considerando a grande possibilidade de adquirir clientela particular.
O empreendedorismo seria iniciar atividade de consultório o mais cedo possível, fazer um bom marketing para alavancar a clientela e depois partir para montar uma clinica maior onde poderia colocar outros médicos para trabalhar. E ainda, talvez, partir para uma clinica com internações de curta permanência.
Outro caminho especial seria criar um serviço de controle de obesidade com tratamento iniciando pela psiquiatria ao invés de ser iniciado pela endocrinologia, já que na obesidade existe um fator “compulsivo “ de difícil controle pelos endocrinologistas.
Sucesso
Mário Novais