Pergunta : Joao Almeida ( Instituto Fernando Figueira – Pernambuco )
Faço parte de uma minoria dos estudantes de medicina que são pobres. Mesmo assim, sonho em fazer residência e morar nos EUA, mas vejo que mesmo que eu faça os steps e atinja boas notas, nunca conseguirei ter a experiência obtida através dos clerkships/observerships que os meus amigos ricos fizeram/fazem. Isso me desanima bastante, visto que as LOR’s são fundamentais no processo, ainda mais para as especialidades que eu almejo.
Na sua opinião, você acha que eu deveria:
1) desistir e focar na residência brasileira mesmo;
2) fazer a americana sem nenhuma experiência/carta com muita fé em Deus;
3) Fazer uma residência aqui, depois juntar um dinheirinho e tentar tudo de novo lá.
Obs: Se houver outra residência/revalidação de diploma em qualquer país melhor que o Brasil, eu aceito sugestões.
Muito obrigado.
Resposta :
Mesmo sendo aprovado nos steps não é garantido que consiga uma vaga de residência nos EUA e atualmente só aceitam estudantes que já tenham tido alguma experiência lá, tipo um estágio, mesmo que seja de somente um mês.
Existe um programa em Miami ( Jackson Memorial Hospital ) especial para estudantes de medicina da américa latina. Cobram em média 150 dólares por mês e tem que arcar com o preço da passagem e estadia ( que pode ser rachada com outros 2 estudantes,, que estejam indo no mesmo período), gastando cada um cerca de 300 dólares de estadia nesse mês.
Nesse programa você conseguiria algumas cartas de apresentação que ajudariam no processo. O próprio programa de Miami fornece algumas vagas de residência para quem fez o programa e for aprovado nos steps.
Respondendo às suas perguntas específicas :
- Desistir dos sonhos :NUNCA
- Tentar sem ter feito estágio lá : Não vai conseguir
- Fazer residência aqui e depois tentar lá : pode até ser mas vai ter perdido tempo na residência aqui porque não vai servir pra nada no processo de admissão lá e terá que fazer tudo de novo
- Um país onde a revalidação é mais fácil é Portugal, mas a medicina não está muito valorizada no momento lá.
- sucesso . Mário Novais