As tabelas de marcos do desenvolvimento (NÃOOOOOOO) podem ser assustadoras à primeira vista. E também depois de muitas vistas. Apesar de, na prática, possuirmos diversas tabelas que nos ajudam, nas provas, as questões sobre o tema são bem frequentes. De fato, não vale a pena perder muito tempo (e muito espaço no cérebro) memorizando cada detalhe de todas as habilidades adquiridas pelas crianças nos seus primeiros meses de vida. Entretanto, alguns marcos básicos podem nos ajudar a acertar boa parte das questões sobre o assunto.
Antes de memorizar, devemos tentar entender alguns conceitos. Primeiro: a maturação das diversas funções se faz em uma ordem cefalocaudal. Segunda regra: desenvolvimento se faz do centro para a periferia (exemplo: na mão, primeiro ocorre o controle da borda cubital e, depois, da borda radial). Outra dica é a seguinte: lembre-se, primeiro a criança pega e, depois, solta. Com essas regrinhas em mente, vamos tentar memorizar os principais marcos do desenvolvimento infantil, listados na tabela a seguir:
Recém-Nascido | · Motor: membros fletidos, postura tônico-cervical (PTC), cabeça pende; · Adaptativo: fixa a visão; · Social: prefere a face humana. |
1 mês | · Motor: pernas mais estendidas, PTC, levanta o queixo em prono; · Adaptativo: segue objetos com a visão até 90⁰; · Social: sorri. |
2 meses | · Motor: PTC, levanta a cabeça em prono; · Adaptativo: segue objetos com a visão 180⁰; · Social: sorri socialmente (em resposta a estímulos); · Linguagem: vocaliza (“GU”). |
3 meses | · Motor: PTC, levanta a cabeça e tronco em prono, sustentação pendular da cabeça; · Adaptativo: estende a mão (acena) para objetos; · Social: estabelece contato social (sorri e vocaliza); · Linguagem: sons guturais (“consonantais”). |
4 meses | · Motor: cabeça centralizada (não mais PTC), olha para as mãos na linha média, sustenta a cabeça; · Adaptativo: pega cubital; · Social: ri alto; · Linguagem: sons guturais. |
6-7 meses (28 semanas) | · Motor: vira, senta sem apoio por pouco tempo (desenvolvimento da musculatura axial); · Adaptativo: pega radial palmar (sem pinça), transfere objetos entre as mãos; · Social: prefere a mãe; · Linguagem: poli/monossílabos vogais (“auauau”). |
9-10 meses | · Motor: senta sozinho e sem apoio, engatinha (única etapa que pode faltar); · Adaptativo: segura objetos com pinça (não é pegar! Necessita de apoio da mão), solta objetos se retirados; · Social: estranha, acena, bate palmas, adquire sentido da permanência (brinca de “cadê”); · Linguagem: polissílabos (“papa”, “mama”). |
12 meses | · Motor: anda com apoio, levanta sozinho; · Adaptativo: pega com a pinça, entrega objetos por solicitação; · Social: interage (vestir, brincar); · Linguagem: algumas palavras. |
Agora, algumas questões para praticarmos.
1 – Universidade Federal do Ceará (2011): Em que faixa etária o lactente consegue passar o objeto de uma mão para outra em linha média?
a) 3 – 5 meses.
b) 6 – 8 meses
c) 9 – 11 meses
d) 12 – 14 meses
e) 16 – 18 meses.
2 – Hospital Universitário Pedro Ernesto (2012): Paralelamente ao deleite ante as sucessivas conquistas dos filhos pequenos, os pais precisam estar atentos a eventuais desvios nas sucessivas etapas do desenvolvimento e buscar pronta ajuda se preciso for. Com certeza, algumas atitudes podem ser consideradas marcos bem definidos nesse processo. Por exemplo, em uma criança saudável com quatro meses, espera-se que ela já seja capaz de:
a) sustentar a cabeça, segurar objeto colocado em sua mão e seguir com o olhar até 180º.
b) tentar alcançar um brinquedo, dobrar o corpo em direção ao som e sustentar a cabeça.
c) rolar no leito, tentar alcançar um brinquedo e segurar objeto colocado em sua mão.
d) dobrar o corpo em direção ao som, seguir com o olhar até 180º e rolar no leito.
RESPOSTAS: 1 – b; 2 – a.