Uma nova análise da pesquisa Datafolha, encomendada pela Novo Nordisk, revelou que 18% dos brasileiros reconhecem ter sobrepeso ou obesidade, e 58% afirmam possuir uma condição de saúde, mas apenas 23% se sentem em alto risco por essas condições, apesar de índices elevados de pressão alta (27%) e colesterol alto (15%) entre eles. Esses achados destacam a subestimação dos riscos à saúde, especialmente cardiovasculares.
A endocrinologista Priscilla Mattar reforça a importância de tratar a obesidade como uma condição de saúde crônica associada a doenças graves, como hipertensão e diabetes. Estudos como o SELECT e STEP mostraram que o tratamento com semaglutida 2,4 mg reduz significativamente o peso e o risco de eventos cardiovasculares em pessoas com obesidade e doenças cardiovasculares estabelecidas.
Até 2044, estima-se que 48% dos adultos brasileiros terão obesidade, com previsões de 10,9 milhões de novos casos de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares, relacionadas ao excesso de peso.
Fonte: Medicina SA