13 de julho de 2020 (Bibliomed). O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio comum que começa na infância, afetando aproximadamente 4 milhões de crianças com idades entre 6 e 11 anos. Os sintomas incluem dificuldade em manter o foco e prestar atenção, dificuldade em controlar o comportamento e níveis muito altos de atividade. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o diagnóstico de TDAH deve ser realizado por um profissional de saúde treinado e seguir uma avaliação de sintomas ou padrão de sintomas, como desatenção, hiperatividade e impulsividade que interferem no funcionamento ou desenvolvimento.
Em 15 de junho de 2020 o Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos liberou a comercialização do primeiro dispositivo terapêutico digital baseado em jogos para melhorar a função da atenção em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O dispositivo baseado em jogo com receita médica, chamado EndeavorRx, é indicado para pacientes pediátricos de 8 a 12 anos de idade com TDAH principalmente desatento ou do tipo combinado que demonstraram um problema de atenção. O EndeavorRx é indicado para melhorar a função de atenção conforme medido por testes baseados em computador e é a primeira terapêutica digital destinada a melhorar os sintomas associados ao TDAH, bem como a primeira terapêutica baseada em jogos que recebeu autorização de comercialização pelo FDA para qualquer tipo de condição. O dispositivo deve ser usado como parte de um programa terapêutico que pode incluir terapia dirigida ao médico, medicamentos e/ou programas educacionais, que abordam ainda mais os sintomas do distúrbio.
“O dispositivo EndeavorRx oferece uma opção não medicamentosa para melhorar os sintomas associados ao TDAH em crianças e é um exemplo importante do crescente campo da terapia digital e da terapêutica digital”, disse Jeffrey Shuren, MD, JD, diretor do Center for Devices da FDA e Saúde Radiológica. “O FDA está comprometido em fornecer caminhos regulatórios que permitam aos pacientes acesso oportuno a terapêutica digital inovadora, segura e eficaz”.
A aprovação do dispositivo seguiu-se a vários estudos que incluíram um total de 600 crianças. Os estudos avaliaram se o jogo levou a melhorias em áreas como atenção e desempenho escolar. Não foram relatados efeitos colaterais graves. Os efeitos colaterais mais comuns foram frustração, dor de cabeça, tontura, reação emocional e agressão, de acordo com o FDA.
Fonte: FDA News Release. June 15, 2020.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Fonte: https://www.bibliomed.com.br/news/index/12021/browse/fda-libera-o-primeiro-videogame-para-tratar-o-transtorno-do-deficit-de-atencao-e-hiperatividade.html