O quase centenário Grupo Fleury, um dos mais tradicionais na área de medicina diagnóstica, ressuscitou o hospital de um dia, algo que ele já tinha feito antes de abrir o capital em 2009. A partir de hoje, começa a funcionar em São Paulo, o Day Clinic da marca Fleury dentro do centro de excelência ortopédica do grupo, no bairro de Higienópolis. Esse é mais um passo da companhia que quer se consolidar como um plataforma de saúde, indo além da medicina diagnóstica.
Em menos de cinco meses, desde dezembro do ano passado, o grupo vem se lançando em novas frentes para construir essa nova plataforma de negócios. No final de 2018 comprou a SantéCorp, uma empresa voltada para a gestão da saúde de funcionários dentro das empresas. Em fevereiro, inaugurou um centro de infusões para aplicação de medicamentos intravenosos dentro do centro de imunobinobiologia do grupo, que fica no bairro do Morumbi. Pacientes com doenças crônicas, que precisam tomar medicamentos com regularidade, em vez de irem ao hospital vão ao centro para receber os remédios. Nos três projetos, foram investidos R$ 30 milhões.
As novas áreas de atuação não significam que o Fleury pretenda virar um hospital, muito menos uma empresa de planos de saúde. “Todo mundo está preocupado com a sustentabilidade do setor de saúde”, afirma a diretora executiva de negócios da marca Fleury, Jeane Tsutsui. Segundo ela, o objetivo da empresa é ampliar a atuação ambulatorial, realizando procedimentos de pequena complexidade fora do hospital. No hospital, o risco de infecção é elevado e os custos também.
Segundo a diretora, experiências relatadas na literatura internacional mostram que a redução de custos num procedimento realizado num Day Clinic é, em média, 20% menor do que o mesmo procedimento feito em um hospital tradicional.
No entanto, nas contas de Rodrigo Abdo, sócio-diretor da Setrus, consultoria especializada no setor de saúde, essa economia pode ser muito maior e chegar a 50% comparada ao custo do procedimento realizado num hospital.
Para o consultor, a estratégia do Grupo Fleury de se posicionar como uma plataforma de negócios em saúde se expandindo para ramos correlatos da medicina diagnóstica é muito adequada à tendência do mercado. O grande número de pedidos de exames feitos pelos médicos, cuja a necessidade algumas vezes é questionável, pressiona os custos do sistema de saúde como um todo. E, neste ponto, o grupo está construindo um modelo de negócio que entrega mais soluções com um menor custo de operação.
Um dia
No Day Clinic que começa a funcionar hoje, o paciente realiza o procedimento cirúrgico ou ambulatorial em, no máximo, 12 horas: entra e sai no mesmo dia. A marca Fleury tem 13 centros integrados de diagnóstico em São Paulo. Jeane explica que um dos fatores que determinaram a instalação do Day Clinic no centro de excelência ortopédica do grupo é que experiência mostra que 70% das cirurgias e procedimentos da área ortopédica podem ser feitos em ambiente de Day Clinic.
No passado, o Fleury chegou a ter um Day Clinic, mas era voltado para cirurgias em geral. Ele estava instalado no mesmo prédio onde vai funcionar a nova versão desse modelo de negócio. O antigo Day Clinic existiu até 2009 e foi descontinuado por ocasião da abertura de capital da empresa. Como, na época, havia uma lei que não permitia a entrada de capital estrangeiro no setor de hospitais, o grupo decidiu sair do negócio de Day Clinic para poder captar recursos no mercado. Com a mudança na lei e o plano estratégico de ampliar a sua atuação para além da medicina diagnóstica, o grupo voltou a apostar nesse modelo de negócio.
O Grupo Fleury, que faturou R$ 2,9 bilhões em 2018 e lucrou R$ 331,6 milhões, não revela se pretende ter Day Clinic em outros centros de diagnósticos. “Estamos avaliando todas as oportunidades para oferecer eficiência e qualidade para o sistema”, diz Jeane.
Fonte:
https://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,fleury-vai-alem-do-diagnostico-com-hospital-de-um-dia-e-gestao-de-saude,70002836846