Pergunta : Filipe ( Universidade Federal de Lavras )
Gostaria de mais informações sobre quais as melhores especialidades para quem pretende trabalhar em cidades pequenas no interior do Sudeste, por exemplo. Entendo a importância de se levar em conta o tipo de paciente, a rotina da especialidade e a qualidade de vida, mas espero que possa ampliar minha visão sobre o mercado de trabalho em si no interior e quais especialidades fazem mais sentido nesse contexto.
Resposta ;
Para se exercer uma especialdiade médica no interior, em principio deve-se gostar do tipo de vida em uma cidade pequena, onde tudo é muito provinciano ( sem querer desvalorizar evidentemente a vida de interior ).
Em segundo lugar é necessário analisar alguns aspectos na hora de se escolher a cidade, tipo: tamanho da população, renda per capita na cidade, PIB local, nível de escolaridade dos habitantes, potencial de crescimento da cidade, número de médicos locais…
A terceira fase é traçar um perfil das especialidades do local, quais são as especialidades existentes, quantos médicos por especialidade, que carências de profissionais existem.
De um modo geral algumas especialidades apresentam maior facilidade de sucesso em qualquer cidade, tais como dermatologia, oftalmologia, endocrinologia, otorrino, cirurgia vascular, ortopedia.
O tempo de amadurecimento do profissional no local vai depender de vários fatores, tais como tempo de formado, formação básica, currículo, relacionamentos locais, facilidade de conseguir convênios e acima de tudo do marketing que utilizar para alavancar a carreira.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024