Pergunta : Eduardo Santos ( Universidade Federal Fluminense )
Olá Dr Mário, gostaria de saber se na residência de cirurgia cardiovascular se aprende a realizar procedimentos menores como implante de marcapasso e desfibrilador. Também gostaria de saber como é o mercado de trabalho para um cardiologista intervencionista (no caso um eletrofisiologista), e se é complicado para se inserir nele. Desde já muito obrigado
Resposta :
A residência em cirurgia cardiovascular vai te permitir o treinamento nesses procedimentos citados por você.
O ingresso nas residências de cirurgia cardiovascular ou de cirurgia vascular somente, exige como pré requisito a residência de 2 anos em cirurgia geral. Para cirurgia vascular são mais 2 anos e para cirurgia cardiovascular são mais 4 anos.
No Rio de Janeiro são aproximadamente 7 vagas para residência em cirurgia cardiovascular e 29 vagas para cirurgia vascular.
A especialização em cirurgia cardiovascular é demorada pelo numero total de anos na residência e o melhor centro de formação nessa especialidade é São Paulo, onde existem vários serviços de primeira qualidade. O mercado de trabalho é ainda carente em todo o pais, mas o tempo de consolidação do profissional no mercado é lento.
Embora seja uma especialidade de alto grau de estresse, esses especialistas podem planejar bem o seu dia-a-dia por que a maioria das cirurgias são eletivas.
Com o progresso de técnicas menos invasivas, a cirurgia cardiovascular deve desenvolver mais na área de patologias congênitas.
A cirurgia vascular, por outro lado, permite um crescimento rápido da clientela, tem um período de formação menor e uma crescente população necessitando desses serviços. É uma ótima especialidade. Permite boa qualidade de vida, bons ganhos financeiros e conta com vários procedimentos pequenos, médios e grandes que agregam valor ao preço das consultas.
A formação em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista é longa. São necessários 2 anos de residência em clínica médica, depois 2 anos de residência em cardiologia e finalmente mais um ano (em poucos serviços ) ou dois anos de residência em hemodinâmica e cardiologia intervencionista. E depois prestar o exame para obtenção do titulo de especialista em hemodinâmica e cardiologia intervencionista pela SBHCI.
Uma vez cumprido todo esse percurso cientifico, não será difícil conseguir um emprego num serviço de hemodinâmica, principalmente porque durante o curso vc irá fazer muitos contatos na área.
Na maioria das vezes vc irá trabalhar em serviços já instalados na medicina privada com um salário mensal de R$ 8.000,00 a 10.000,00 por 24 h de trabalho semanal em regime de plantão. Esse salário pode variar muito de acordo com a cidade onde estará trabalhando.
Existe a possibilidade de prestar algum concurso para serviços públicos estaduais ou federais, onde o salário será ainda menor.
A possibilidade de se criar um serviço próprio também existe, mas a aparelhagem é cara e há a necessidade de infraestrutura hospitalar e de se montar uma equipe multiprofissional ( cirurgião cardíaco, UTI, intensivistas, enfermagem especializada…).
Para complementar a renda e para não viver somente de plantões, uma possibilidade é esse especialista continuar atendendo cardiologia clínica em consultório.
Ecocardiografia e Arritmias são cursos de pós graduação, geralmente com duração de um ano.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024