Pergunta : Geovane Dino ( Faculdade de Ciências Médicas – Campina Grande)
Primeiramente quero elogiar seu site e sua iniciativa de tirar dúvidas que com certeza está ajudando muito!
Antes de fazer minha pergunta quero passar alguns dados : Sou do Maranhão, lá a relação médico/habitante é cerca de 0,7 para mil habitantes, destes médicos 70% não tem especialidade médica, no interior do maranhão medicos de cirurgia geral fazem procedimentos de ginecologia, anestesia , cesarea alem dos procedimentos da cirurgia geral , logo os prefeitos não costumam pagar anestesistas pelo menos no interior, tenho 23 anos e estou no 6 ano do curso e prestarei prova no fim do ano.
Já li todas as perguntas no seu site , já entendi que eu vou levar essa especialidade pelo resto da vida , mas tenho dúvida em algumas … sei que são bem diferentes, mas me importo mais com relação ao financeiro e a estabilidade daqui 10-15 anos .. qualidade de vida eu sei que é prejudicada para elas.
Elas são :
– Cirurgia Geral para depois fazer uma sub : uro , vascular
– Anestesio
– Ortopedia
Não vou me matar de trabalhar, mas quero tirar uns 40 mil que já é o suficiente para mim . Gosto de fazer cirurgia, mas quero alguma coisa que eu possa abrir um consultório , ter uma vida tranquila quando eu precisar , pretendo morar no interior. A única coisa que sei é que o plantão de cirurgia esta cerca 2000-2500 reais por 24 h .
agradeço desde já .. e meus parabens pelo sucesso do site
Resposta :
A cidade onde se pretende trabalhar pode ter uma influência grande na escolha quando se analisa a qualidade de vida e a remuneração, mas um dos fatores mais importantes na decisão sobre a especialidade é : “Como será meu dia a dia na especialidade escolhida?”. Com que tipos de pacientes e tipos de patologias vou lidar diariamente ?. Por isso você deve prestar bastante atenção nesse ítem.
Na cirurgia e na ortopedia vc será o protagonista, o dono do paciente e na anestesio vc terá um papel mais de coadjuvante.
O vínculo do anestesista com o paciente é quase zero; apenas fugaz. Na cirurgia o vínculo também é pequeno e na ortopedia a ligação com o paciente é bem maior. Que tipo de relação médico paciente é mais interessante para você ?
Se você pretende voltar para sua cidade do interior do maranhão, não vai conseguir em curto espaço de tempo mudar a cultura do local ( que não é a ideal: de um cirurgião fazer tudo de todas as especialidades) então o mais interessante seria escolher uma especialidade que vc possa ser o mais independente possível e não tenha que “invadir” outras especialidades.
Nesse caso talvez a ortopedia fosse a mais interessante.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024