Depois de descrever o Exame Físico Pulmonar, agora este será associado às Síndromes Pulmonares. Optou-se por apresentar o raciocínio da maneira mais utilizada na prática médica, apesar da ressalva de que essa não é a apresentada tradicionalmente na didática.
Depois de descrever o Exame Físico Pulmonar, agora este será associado às Síndromes Pulmonares. Optou-se por apresentar o raciocínio da maneira mais utilizada na prática médica, apesar da ressalva de que essa não é a apresentada tradicionalmente na didática. É sempre importante frisar também que o Quadro Clínico é essencial.
1) Murmúrio Vesicular (MV) abolido sem Ruídos Adventícios (RA) e Frêmito Toracovocal (FTV) abolido: Raciocinar pela Percussão, pelo desvio da traqueia e Apresentação Clínica.
2) Frêmito Toracovocal (FTV) abolido , Percussão com hiperressonância e Murmúrio Vesicular (MV) diminuído: Raciocinar pelo Ruídos Adventícios (RA), Inspeção e Apresentação Clínica.
3) Murmúrio Vesicular (MV) normal: Raciocinar pelos tipos de estertores (RA) , Frêmito Toracovocal (FTV) , Percussão, Inspeção e Apresentação Clínica.
Fonte: Rocco, J. R. Semiologia Médica
Fabrício Gawryszwski