Pergunta : Daniel Robalinho ( Hospital das Forças Armadas – Brasília )
Olá Dr. Mario Novais. Primeiramente meus parabéns pelo site. Um site diferenciado e feito por pessoas muito competentes. A minha pergunta é: Sou cirurgião geral, fiz dois anos de cirurgia geral em local reconhecido pela CNRM. Tenho interesse em continuar a minha formação em cirurgia bariátrica.
Pergunta : Daniel Robalinho ( Hospital das Forças Armadas – Brasília )
Olá Dr. Mario Novais. Primeiramente meus parabéns pelo site. Um site diferenciado e feito por pessoas muito competentes. A minha pergunta é: Sou cirurgião geral, fiz dois anos de cirurgia geral em local reconhecido pela CNRM. Tenho interesse em continuar a minha formação em cirurgia bariátrica. Porém não sei aonde posso continuar essa minha formação, aonde realizar tal treinamento. Sei que a cirurgia bariátrica não é reconhecida como área de atuação médica. Sei tb que não tem residência médica ou habilitação no Brasil destinada somente a cirurgia bariátrica. Porém creio eu, que deva existir algum curso ou treinamento devidamente capacitado destinado a quem tem interesse real em ser cirurgião bariátrico, mesmo não sendo residência médica. Pode me ajudar nessa minha dúvida? Aonde há tal curso ou treinamento?
Resposta :
A Chamada cirurgia bariátrica está incluida na especialidade Cirurgia do Aparelho Digestivo, que é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica.
A cirurgia do aparelho digestivo é um ramo da Medicina que estuda, sob o ponto de vista cirúrgico, as doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos.
No Brasil, este ramo da cirurgia surgiu como uma especialidade separada da Cirurgia Geral, devido aos esforços do Prof. Dr Henrique Walter Pinotti. O reconhecimento da especialidade pela Associação Médica Brasileira (AMB) permitiu a criação de cursos de residência médica específicos. No seu campo de ação estão as patologias e cirurgias envolvendo o esôfago, estômago, duodeno, pâncreas, fígado e vias biliares, intestino delgado e órgãos anexos, além da cirurgia da obesidade. O cirurgião do aparelho digestivo necessita, além da graduação em Medicina, de 2 anos de Residência Médica em Cirurgia Geral e 2 anos de Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo.
A caracterização da Cirurgia Gastroenterológica como especialidade cirurgica é relativamente recente e ainda não muito bem aceita por todos os cirurgiões.
A rigor todas as cirurgias que envolvem o aparelho digestivo podem se encaixar dentro dessa especialidade, desde cirurgias de esôfago até cirurgias de reto, mas a expressão maior, principalmente no momento, fica com a cirurgia bariátrica para pacientes portadores de obesidade.
Como a obesidade é hoje considerada uma das doenças de maior crescimento no mundo todo, a indicação da cirurgia bariátrica, nas suas diferentes modalidades, tem sido cada vez maior e consequentemente tornando esse mercado promissor.
No entanto, sabemos que as indicações dessas cirurgias ainda são um pouco discutidas e não sabemos exatamente como vai ficar isso daqui a alguns anos.
Essa cirurgias, na verdade, representam mais do que o simples ato cirúrgico, porque envolvem toda uma equipe multiprofissional e o paciente obeso mórbido necessita de um preparo, principalmente psicológico, grande antes da cirurgia.
Além disso, nem todos os hospitais estão preparados para esse tipo de cirurgia, já que envolve peculiaridades como leitos especiais…
Resumindo: tratando-se da cirurgia bariátrica, podemos dizer que no momento é um bom mercado, mas não podemos prever daqui a 10 anos.
Portanto, como o futuro da cirurgia bariátrica é promissor, mas ao mesmo tempo incerto, e se vc está inclinado por essa área, a sugestão é fazer a residência médica de cirurgia do aparelho digestivo, pois estará capacitado a realizar também outras cirurgias gastroenterológicas (principalmente se a cirurgia bariátrica cair em desuso ).
Em relação às outras cirurgias do aparelho digestivo, o problema é a competição com outros tipos de cirurgiões. Por exemplo: quem deve operar um Câncer de colo? Um cirurgião geral? Um Proctologista? Um cirurgião oncológico ou um cirurgião gastroenterológico.
Sucesso
Mário Novais