Pergunta: Tayara Teles ( Centro Universitário Christus – Ceará )
Atualmente como está o mercado de trabalho para a especialidade de Medicina do Adolescente? Quais são os lugares que oferecem a residência nessa área? Obrigada!!!
Resposta :
A medicina do adolescente não é uma das 53 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina. É considerada uma área de atuação dentro da Pediatria.
Na maioria dos serviços é um R3 opcional após a residência de dois anos em pediatria.
Como exemplo de serviços de excelência nessa área, podemos citar a UNIFESP em São Paulo e a UERJ no Rio de Janeiro, mas nas duas situações vc teria que passar pela residência de pediatria lá.
De qualquer modo, a decisão de enveredar por uma sub especialidade pediátrica somente deveria ser feito durante ou ao término da residência de pediatria geral, porque durante essa residência você vai ter oportunidade de lidar com diferentes tipos de pacientes e de patologias e poderá fazer uma escolha melhor da sub especialidade.
Como mercado de trabalho a medicina do adolescente não é muito boa opção porque em primeiro lugar o adolescente não gosta de ir a médicos, tem vergonha de ir acompanhado pelos pais.
As únicas situações onde o adolescente procura um médico é quando quer “produtos para ganhar massa muscular nas academias “ou quando está com acne ( o terror dos adolescentes ).
Em segundo lugar, como a pediatria estendeu sua faixa de atendimento etário para até 20 anos de idade, muitos pediatras continuam atendendo os adolescentes sem encaminhar para esse especialista.
Sucesso
Mário Novais