Pergunta: Ana Clara ( Hospital e Maternidade Celso Pierro – Campinas )
Anestesio ou Cirurgia Cardíaca Olá, estou no 3º ano de medicina e estou em dúvida quanto a qual das duas especialidades seguir. Tenho grande proximidade com o serviço de anestesiologia do hospital da minha universidade aqui em Campinas, e sei que gosto muito da área, que a remuneração é razoável e que, diferentemente de algumas cidades como São Paulo e Ribeirão Preto, a qualidade de vida aqui é muito boa.
Tenho um pouco de receio de ficar muito presa ao grupo de anestesistas, de não ter muita liberdade de horário e da minha remuneração não aumentar muito ao longo da carreira. Outro medo é de que aconteça no Brasil o que está acontecendo em alguns lugares do mundo: enfermeiras especializadas monitorizando os pacientes, enquanto cada anestesista fica responsável por cerca de oito salas ao mesmo tempo, diminuindo a necessidade do profissional e sua remuneração. Sempre tive grande interesse em cirurgia, então comecei a considerar a cardíaca como uma das principais opções. Sei que em alguns serviços de São Paulo há residência de cirurgia cardíaca sem a necessidade de fazer cirurgia geral antes, o que acho vantagem. Sei que a previsão é de que faltem cirurgiões cardíacos no Brasil daqui 10 anos, mas não sei exatamente como está o mercado de trabalho, a remuneração, o “prazo de validade” do cirurgião, a qualidade de vida, etc. Não tenho pressa para me formar, mas considero ter família no futuro e, mesmo que faça residência em outra cidade, pretendo voltar para Campinas. Também acho válido lembrar que não quero concorrer com profissionais não médicos na minha especialidade. Esses são fatores que acho que devem ser considerados na escolha/ comparação. O que deveria escolher? Obrigada!
Resposta :
A escolha da especialidade muito precocemente pode não ser uma boa idéia. O ideal é que isso somente seja feito lá pelo décimo periodo da faculdade, quando vc já vai ter tido mais oportunidade de contato com diferentes tipos de pacientes e com diferentes especialistas.
Não existe mais essa prática de um anestesista ficar responsável por várias cirurgias ao mesmo tempo. Isso já foi condenado e proibido pelo Conselho Federal de Medicina.
Para a residência em cirurgia cardíaca é exigido como pré requisito dois anos de residência em cirurgia geral.
Também não existe previsão de que faltem cirurgiões cardíacos num futuro próximo, principalmente porque a tendência é a de que novos procedimentos menos invasivos tomem o lugar de muitas cirurgias cardíacas e haja mais necessidade de hemodinamicistas e radiologistas intervencionistas.
Mais algumas informações sobre essas especialidades estão abaixo, mas sugiro que vc faça o teste vocacional do nosso site e adie sua decisão para mais tarde.
A anestesiologia está incluída entre as especialidades “Muito Boas” e somente não é melhor porque a qualidade de vida fica um pouco prejudicada em relação a horários e tempo livre.
A anestesiologia possibilita ganhos financeiros muito maiores do que a maioria das especialidades e também maior independência de patrões e de convênios. Por outro lado a qualidade de vida é prejudicada, principalmente no início de carreira, pela irregularidade de horários e pelas urgências.
Com o passar do tempo, se o anestesista não for “desesperado por dinheiro “, ele pode organizar sua vida e seus horários e desempenhar a maior parte da sua jornada de trabalho com anestesias eletivas e ficar de sobreaviso para urgências apenas uma ou duas vezes por semana.
Importante na sua avaliação deve ser também como você se sente em relação ao tipo de paciente com os quais irá trabalhar, porque são perfis de pacientes bastante diferentes. Isso é fundamental na sua escolha; lembre que estará fazendo uma escolha para 30 ou 40 anos de atividade profissional.
A cirurgia vascular e a cirurgia cardiovascular são especialidades diferentes.
O ingresso nas residências de cirurgia cardiovascular ou de cirurgia vascular somente, exige como pré requisito a residência de 2 anos em cirurgia geral. Para cirurgia vascular são mais 2 anos e para cirurgia cardiovascular são mais 4 anos.
A especialização em cirurgia cardiovascular é demorada pelo número total de anos na residência e o melhor centro de formação nessa especialidade é São Paulo, onde existem vários serviços de excelência. O mercado de trabalho é ainda carente em todo o pais, mas o tempo de consolidação do profissional no mercado é lento.
Embora seja uma especialidade de alto grau de estresse, esses especialistas podem planejar bem o seu dia-a-dia por que a maioria das cirurgias são eletivas.
Com o progresso de técnicas menos invasivas, a cirurgia cardiovascular deve desenvolver mais na área de patologias congênitas.
A cirurgia vascular, por outro lado, permite um crescimento rápido da clientela, tem um período de formação menor e uma crescente população necessitando desses serviços. É uma ótima especialidade. Permite boa qualidade de vida, bons ganhos financeiros e conta com vários procedimentos pequenos, médios e grandes que agregam valor ao preço das consultas.
Na cirurgia cardiovascular os ganhos financeiros são bons, mas se leva tempo para adquirir a maturidade profissional e o tempo de vida úti é tambem menor quando comparado com outras especialidades.
Sucesso
Mário Novais
Veja também
Angústia na Escolha da Especialidade