Pergunta: Flávio Machado ( Faculdade de Medicina de Barbacena )
Caro Dr. Mário Novais, tenho 36 anos de idade e por isso gostaria de escolher uma especialidade na qual eu poderia “empresariar” a atividade. Eu pretenderia fazer oftalmologia, anestesiologia, radiologia, cirurgia vascular ou oncologia. Apenas quanto ao perfil de cada residência (e ao meu perfil), já consultei o site e minha escolha seria a oftalmologia. Entretanto, penso que minha idade seja fator limitante para o exercício da profissão. Terminarei a residência com praticamente 40 anos. Por isso pensei em especialidades em que eu possa “empresariar” a atividade. Por exemplo, com a radio eu tentaria criar meu próprio serviço, apesar de saber que isso fica a cada dia mais difícil. Com a cirurgia vascular (ou mesmo dermato) eu poderia abrir clínica de estética (ou SPA urbano) e colocar outros profissionais como nutricionistas, esteticistas e fisioterapeutas trabalhando. Tenho um amigo que fez oncologia e trabalha ganhando percentual do valor das quimioterapias. Opção muito interessante pela boa remuneração e pela ausencia de limitação de idade. Em suma, minha pergunta seria: quais especialidades você acha mais viável “empresariar” a atividade ?
Resposta :
Qualquer área da Medicina pode ser empresariada. Aliás, isso deveria ser uma preocupação constante de todo profissional, já que todos nós temos um ciclo de vida útil e depois de muitos anos trabalhando, deveríamos ter uma renda que não fosse somente do nosso trabalho braçal.
Na oftalmo, vc pode ter uma clínica completa com todos os exames complementares e ter técnicos e outros oftalmos trabalhando nela; vc atendendo ou não e fazendo a supervisão e administração da clínica.
Na radiologia, vc pode ter um serviço de diagnóstico por imagem, colocando aparelhos em vários hospitais e contratando uma equipe para laudos à distância; vc também só administraria.
Na dermatologia, vc poderia ter uma clínica de cosmética completa, ou mesmo um SPA como vc refere.
Na oncologia, vc pode administrar um serviço de quimioterapia ambulatorial.
Na anestesio, vc poderia montar uma clínica da dor e contratar uma equipe multi profissional.
Na cirurgia vascular, vc também poderia fazer o mesmo, montando uma clínica e somente administrando.
É claro que vc deve levar em consideração o tipo de paciente com os quais vai lidar e em que tipo de atividade vc se sentirá mais confortável.
Mas de todas essas referidas, acredito que a oftalmo vai ser a mais tranquila, a mais confortável, a que vai te dar melhor remuneração e que terá melhor mercado.
Sucesso
Mário Novais