Pergunta: Gabriela Santos ( Universidade Federal de Pernambuco )
Olá, primeiramente parabéns ao Dr. Mário Novais pelas ideias esclarecedoras do site. Gostaria de saber quais as desvantagens da Oftalmologia?
Resposta :
A oftalmologia está no primeiro time das especialidades. Além de permitir uma excelente qualidade de vida, abrange vários exames complementares que agregam valor na consulta e cirurgias eletivas de grande freqüência e boa remuneração.
Os equipamentos necessários em oftalmo não são o maior problema porque eles vão sendo adquiridos gradativamente e existem muitos financiamentos dos próprios fabricantes.
Os convênios são difíceis tanto na oftalmologia quanto em outras especialidades, mas aos poucos você irá conseguindo, principalmente se escolher um local onde não exista muita concorrência.
O chamado mercado popular, em locais mais pobres, visando clientela que não disponha de plano de saúde e com preços baixos, pode ser um bom inicio.
Com algum tempo de formado, se vc trabalhar como empregado em uma clínica de oftalmologia que disponha de todos os exames e atender em um turno de trabalho cerca de 20 pacientes por dia , 4 dias da semana, vai receber aproximadamente R$ 24.000,00 por mês.
Se essa clínica for sua e produzir essa mesma quantidade de consultas mensais ( cerca de 344 consultas/mês ), o faturamento da sua clínica será de aproximadamente R$ 68.000,00.
Um receio dos oftalmologistas em relação à especialidade é a possível concorrência dos optometristas.
A optometria é uma profissão de nível superior aceita em mais de 100 países.
Até o momento as entidades de classe ( conselhos de medicina e sociedades de oftalmologia ) tem conseguido bloquear a legalização dessa atividade no Brasil, mas, com a justificativa de sermos um país continental com dificuldade de oftalmologistas em muitas cidades, é grande o lobby para se regulamentar essa atividade. Se isso acontecer, realmente a oftalmologia vai ficar prejudicada e será necessária alguma campanha forte por parte das entidades de oftalmologistas para que os clientes procurem os oftalmos e não os optometristas.
Esses profissionais vão ter seu mercado de trabalho principalmente em óticas ou mesmo em clínicas de oftalmologia.
O maior risco para a população será o fato de doenças oftálmicas passarem desapercebidas por esses profissionais que vão focar sua atividade na prescrição de óculos ( isso é o que deve ser ressaltado nas campanhas das sociedades médicas ).
Se a profissão for regulamentada, a classe de oftalmo que será prejudicada será aquela que lida com clínicas oftalmológicas populares, que atendem pacientes sem plano de saúde.
Os pacientes portadores de planos de saúde, irão preferir ser atendidos por médicos do que por tecnólogos, desde que as sociedades de oftalmologia estejam frequentemente esclarecendo a população sobre a diferença entre os dois tipos de profissionais.
Desse modo, o mercado de trabalho para os oftalmologistas não sairá prejudicado.
O lado bom é que muitas clínicas de oftalmologia poderão contratar optometristas, aumentando sua capacidade de atendimento.
Sucesso
Mário Novais