Pergunta (Bruno):
Olá Vitor,
Gostaria de informações sobre residência em Cardiologia nos EUA, pelo que li, tenho que passar por 3 anos de Medicina Interna e depois mais 3 a 5 de Medicina, é isso?
Pergunta (Bruno):
Olá Vitor,
Gostaria de informações sobre residência em Cardiologia nos EUA, pelo que li, tenho que passar por 3 anos de Medicina Interna e depois mais 3 a 5 de Medicina, é isso?
Como é a concorrência para ingressar em Med. Interna? E em Cardiologia?
Com salário de residente é possível manter uma família?
O Cardiologista é valorizado aí?
Muito obrigado.
Resposta: Olá Bruno,
para residência de cardiologia realmente você terá que fazer 3 anos de clínica (Medicina Interna) e depois 3 anos de cardiologia. Um pouco mais longo do que no Brasil.
Não acho que você deva se preocupar com a concorrência nessas especialidades, não são as mais difíceis, principalmente medicina interna, que como primeiro curso é relativamente mais tranquilo de ser aprovado. Existem muitas vagas. O mais difícil realmente é ser aprovado nos steps, depois disso, um aluno que saiba conversar em inglês e corra atrás para as entrevistas, consegue uma vaga.
Uma dica para saber dos locais com maior chance de ser aprovado é procurar por IMG FRIENDLY no google. Você poderá encontrar várias listas de hospitais e especialidades que aceitam melhor os International Medical Graduates (IMG), como nesse link que eu achei mostrando algumas estatísticas : http://www.mleresidencytips.com/2011/04/img-friendly-specialities.html
Um salário de residente é de aproximadamente 4.000,00 dólares por mês. Eu não recomendo que você tente manter uma família enquanto estiver na residência, pois faltará tempo e dinheiro. Esse salário é suficiente para você enquanto estuda, podendo juntar alguma coisa se estiver organizado.
Quanto a sua última pergunta, o medico é valorizado nos EUA e visto como uma pessoa com boa condição financeira, não importa tanto a especialidade. Porém as especialidades cirúrgicas tendem a dar mais retorno financeiro e também status, como é o caso da cirurgia plástica, uma das mais procuradas.
Boa Sorte,
Vítor Torturella