Pergunta: Lara Costa ( Universidade Católica de Brasília )
Coloproctologia ou Gastroenterologia? Sempre quiz fazer especialidade cirúrgica, e gosto da parte do aparelho gastrointestinal,então pensei em procto,
mas ultimamente venho analisando a questão da qualidade de vida e também se existe uma boa demanda na área… Também não abro mão de boa remuneração…então, qual especiealidade seria mais rentável e traria melhor qualidade de vida…Procto ou gastro?
Resposta :
As duas especialidades são boas; ambas permitem boa qualidade de vida e boa remuneração e os pacientes são até semelhantes em relação às patologias.
A procto é pouca clínica e mais cirurgias e a gastro é mais clínica com procedimentos.
A proctologia é uma boa especialidade pois permite uma boa qualidade de vida, bons ganhos financeiros e apresenta vários procedimentos diagnósticos e terapêuticos que agregam valor ao preço das consultas.
O envelhecimento da população e a atual importância que se tem dado à prevenção do Ca do tubo digestivo baixo, além do aumento dos casos de doenças hemorroidárias ( resultado de dietas extravagantes, constipação intestinal crônica e abuso de álcool ) fazem com que a clientela do proctologista aumente com rapidez, embora o boca-a-boca seja menor do que o da gastro ( pacientes não gostam de dizer que foram ao procto, mas não se incomodam de dizer que foram ao gastro ).
Gastro é também uma boa especialidade porque além de permitir boa qualidade de vida, é bastante rentável pela grande incidência de exames complementares como endoscopias altas e baixas e grande freqüência na população de patologias dessa especialidade, como gastrites, úlceras, esofagites, diarréias, colites…
Embora ambas permitam boa qualidade de vida, na gastro o tempo livre do especialista é melhor e a qualidade de vida tb é um pouco melhor ( não é uma grande diferença ). A remuneração das duas especialidades é semelhante.
Se vc pensa nessas duas especialidades, a decisão deve se basear no fato de vc gostar mais ou menos de cirurgias.
Sucesso
Mário Novais