Pergunta: Francisco ( Universidade Federal de São João del-Rei )
Bom Dia. Gostaria Inicialmente de agradecer a oportunidade e atenção. Minha dúvida é sobre saturação das especialidades.
Qual o senhor acredita terem uma “reserva de mercado” melhor? Visto que o governo avisou que vai abrir mais vagas de medicina e também milhares de vagas de residência. Agora mais especificamente sobre oftalmologia. Uma especialidade que me agrada, mas temo pela saturação. Estava estudando e vi que no Brasil se formam 800 oftalmologistas por ano, a especialidade já conta com 1 por 12.134 habitantes ( isso em 2011 ) sendo que em 2001 era 1 por 17.620 pessoas. Crescimento preocupante e me fez repensar sobre a especialidade .
Resposta :
Em primeiro lugar, o Governo não vai abrir milhares de vagas para residência, além de que o foco do Governo vai ser no médico generalista e não nos especialistas.
O número de oftalmologistas está crescendo, mas o número de pacientes que precisam de oftalmologistas também está crescendo e muito, principalmente com o envelhecimento acelerado da população.
Portanto não vai haver saturação do mercado de oftalmologistas, além do que existe um mercado muito grande quando se fala na chamada medicina popular, ou seja de uma população brasileira de 190 milhões, apenas 40 milhões tem plano de saúde e o restante 150 milhões não está satisfeito com o serviço público, não tem dinheiro para atendimento particular, mas consegue fazer esforço e pagar uma consulta popular de cerca de R$ 60,00 a um oftalmo.
A oftalmologia é uma das melhores especialidades, pois permite excelente qualidade de vida, ótima remuneração, vários procedimentos diagnósticos e terapêuticos que agregam valor ao preço da consulta, clientela de fácil fidelização, indústria forte por trás da especialidade lançando novos produtos com frequência; portanto se vc optou pela oftalmo, não deve se preocupar com o aumento da clientela que é bastante rápida nessa especialidade.
Sucesso
Mário Novais