Pergunta: Bruno Valory ( UNIVIX- Vitoria- E.S. )
…tenho 30 anos, moro em Vitória – ES e me formo no final de 2013, sou casado e por isso, gostaria de uma especialidade em que o retorno não demorasse muito para chegar. Das especialidades com acesso direto, penso em Ortopedia, Oftalmo e Anestesio.
Na Oftalmo meu medo é terminar a residência e não ter como trabalhar por não ter convênios nem o consultório montado. Na Anestesio me preocupo em sentir falta de clinicar. Gostaria da opinião do senhor sobre essas especialidades, sobre o dia-a-dia e sobre o mercado de trabalho. Desde já, grato.
Resposta :
As 3 especialidades são muito boas, porém com características diferentes.
A anestesiologia é a que permite melhor retorno financeiro a curto prazo, mas perde um pouco na qualidade de vida e no relacionamento com pacientes.
A ortopedia permite bons ganhos, está em franca expansão pelo aumento da idade média da população e pela recente importância que se tem dado à pratica de exercícios. Bem organizada pode levar a uma boa qualidade de vida com algumas urgências, mas com a maioria das cirurgias sendo realizadas de forma eletiva.
A oftalmologia está no primeiro time das especialidades. Além de permitir uma excelente qualidade de vida, abrange vários exames complementares que agregam valor na consulta e cirurgias eletivas de grande freqüência e boa remuneração.
Os equipamentos necessários em oftalmo não são o maior problema porque eles vão sendo adquiridos gradativamente e existem muitos financiamentos dos próprios fabricantes.
Os convênios são difíceis tanto para ortopedia quanto para oftalmologia, mas aos poucos você irá conseguindo, principalmente se escolher um local onde não exista muita concorrência.
O chamado mercado popular, em locais mais pobres, visando clientela que não disponha de plano de saúde e com preços baixos, pode ser um bom inicio.
Independente de tudo isso, você deve levar em consideração, na escolha, o tipo de paciente que será atendido por você diariamente. Lembre-se que é uma escolha para cerca de 40 a 50 anos de prática profissional , sendo fundamental que se sinta confortável e feliz no seu dia-a-dia.
Sucesso
Mário Novais