Por serem fisicamente parecidos com tablets (ex.: iPad), os e-readers muitas vezes são confundidos com eles, quando na verdade se tratam de aparelhos diferentes. Para compreender facilmente a diferença, basta conhecer o propósito que cada aparelho serve.
Tablets são computadores feitos para oferecer o máximo de capacidade computacional (isto é, capacidade de rodar os aplicativos que você possa querer baixar e usar) sem ultrapassar o formato físico característico do tablet, que te permite levá-lo onde quiser. Ou seja, o tablet é feito para ser versátil e poderoso. A bateria do iPad 2, um dos melhores tablets atualmente, dura em torno de 10 horas apenas.
A bateria de um e-reader (leitor eletrônico), por outro lado, dura facilmente mais que 1 mês inteiro (ou até 2) de uso diário. Os e-readers não rodam os aplicativos dos tablets. Em vez disso, são feitos basicamente para se ler, ler e ler, em sua tela feita com a tecnologia chamada de papel eletrônico (ou e-ink).
A tela de papel eletrônico só gasta energia (bateria) para mudar de página. Não há gasto de energia para manter uma imagem estática sendo exibida na tela. Por outro lado, ela é lenta para trocar de imagem (não é possível ver vídeos), e as melhores do mercado ainda não passam de 8 cores diferentes (8 tons de cinza).
Mas isso não é tudo. O papel eletrônico não emite luz própria como as telas que estamos mais acostumados (ex.: telas de televisão), apenas a reflete, como uma folha de papel natural. Para vê-lo no escuro é preciso de alguma iluminação, como se fosse uma página de livro de verdade. Por outro lado, debaixo de sol forte ele é nítido também como uma página de um livro de papel natural, enquanto que a tela de um tablet, baseada em cristal líquido (LCD), fica impossível ou muito difícil de ver. Se você nunca reparou, experimente olhar para a tela do seu celular ou laptop debaixo de sol forte.
Para ajudar a confundir, no mercado atual os fabricantes dispõem seus e-readers e tablets como modelos diferentes de um mesmo aparelho, por exemplo (links para os aparelhos):
Kindle: e-reader,
Kindle Fire: tablet,
Nook Simple Touch: e-reader,
Nook Color: tablet,
Há também versões de ambos com e sem internet 3G e/ou Wi-Fi, mas lembre-se que e-readers não conseguem navegar em sites na internet como os tablets. Ou seja, antes de fechar uma compra, sempre se informe com o vendedor se o aparelho faz as coisas que você irá querer fazer com ele.
Em resumo, tablets são computadores finos, e oferecem as capacidades tradicionais dos computadores como navegar na web, produzir e editar documentos e mídias, e aplicações mais avançadas. Os e-readers, por outro lado, são feitos apenas para se ler documentos digitais (eBooks, PDFs, documentos do Word, etc.), mas em troca oferecem conforto aos olhos e muita, muita duração de bateria.