Investir na bolsa nunca foi tão popular entre médicos no Brasil
A ideia de fazer fortuna na Bolsa de Valores conquista e atrai cada vez mais brasileiros e brasileiras. Entretanto, apenas 2,25% da População Economicamente Ativa do país já investe na Bolsa, e esse número é composto por inúmeros médicos e médicas, sabia?
O que poucos sabem é que “investidor” não é uma profissão formal, reservada para aqueles que estudaram anos e já conhecem detalhes do mercado. O perfil dos novos investidores é extremamente diversificado, separado por diferentes objetivos, idades e profissões.
Uma profissão que atualmente ganha destaque entre os grandes investidores do país são vocês, médicos. Gradualmente, profissionais da saúde ingressam na Bolsa de Valores como uma forma de cuidar do seu futuro financeiro e conseguem resultados impressionantes. Você imagina o porquê?
Veja agora os pontos principais que fazem dos médicos grandes candidatos a conseguirem excelentes resultados na Bolsa de Valores.
Serenidade em todas as atividades: a calma que a Bolsa exige
Os seus futuros investimentos nem sempre seguirão os cenários esperados, e isso é comum! Muitas pessoas que não têm o equilíbrio emocional necessário para investir acabam saindo da operação – ou até do mercado de ações – por se deparar com uma dificuldade ou um cenário diferente do previsto.
Vivemos em um período em que a calma é crucial para o sucesso. Tempos turbulentos exigem essa serenidade se quiser obter, principalmente nos dias de hoje, os melhores investimentos!
A paciência e a persistência, juntamente com a calma, levam o investidor para fora dessas turbulências e acabam por trazer grandes frutos. Para os médicos, manter esses traços em situações desafiadoras não é algo inimaginável, correto?
Vocês enfrentam, frequentemente, situações que os exigem sangue-frio, serenidade e placidez. O interessante é que esses traços descritos são fundamentais para um trader alcançar aqueles melhores resultados.
Disciplina acima de tudo: ações organizadas, investimentos organizados
É fato que a trajetória de um investidor não é composta apenas por ganhos. Não existe uma receita, um manual ou uma bola de cristal que preveja todos os cenários da Bolsa de Valores. Dessa forma, em algum momento haverá cenários que não estavam previstos, e nesses momentos a disciplina, juntamente à serenidade comentada no tópico passado, serão o combustível para manter-se fiel à sua estratégia.
O contrário também acontece! Ganhar é viciante, acredite. A percepção de que sua estratégia trouxe ótimos resultados o impulsionará ainda mais em busca de novos frutos. A disciplina entra exatamente nessa situação, para manter o controle de suas atitudes e evitar investimentos precipitados.
A jornada de um médico é conhecida por ser extensa e extremamente desafiadora, não é mesmo? Exige muito esforço, estudo, paciência para enfrentar situações que testam frequentemente sua determinação e sua disciplina.
Dessa forma, o cotidiano e a carreira de um médico o prepara para encarar outros tipos de desafios. Quando se imagina o dia-a-dia de um investidor, poucos sabem da firmeza necessária para ser bem-sucedido ao investir em ações!
Confiança no diagnóstico: a Bolsa é sua paciente!
O mercado financeiro passa ao investidor diversos sintomas. Através de indicadores, gráficos e métricas, profissionais conseguem desenhar um diagnóstico de sua situação. Sobre ele, investidores conscientes traçarão suas estratégias e agirão de acordo com seus objetivos.
A confiança nesse diagnóstico e as respectivas estratégias que são formadas sobre ele se baseiam na famosa Análise Técnica. A análise técnica de ações consegue identificar as tendências do mercado e oferecem ao investidor a possibilidade de se aproveitar das oportunidades que surgem.
É possível (e fácil) fazer um paralelo desse processo com a atuação de um médico. Quando um novo paciente chega a um consultório procurando resolver sua situação, o médico buscará elaborar um diagnóstico a partir dos sintomas sentidos pela pessoa atendida. Esse diagnóstico será a base de todo o tratamento. Exames e medicações serão indicados a partir dele com o objetivo de sanar o cenário descrito pelos sintomas.
Para o investidor, por outro lado, é impossível determinar exatamente se o cenário previsto realmente se concretizará, mas você estará atuando com as melhores chances ao seu favor.
Visão sistêmica: interpretação ampla sobre a situação
Uma visão limitada pode acabar direcionando um investidor para cenários bem diferentes da realidade. No momento que traçam suas estratégias levando em conta apenas uma face do mercado, ou uma notícia específica, ficam expostos a possíveis mudanças e resultados inesperados.
A visão ampla permite ao investidor desenhar estratégias seguras e bem embasadas. Tal como um diagnóstico em que se levou em consideração muito mais do que um exame ou um sintoma apenas, uma vez que uma dor de cabeça pode ser sinal de inúmeras situações clínicas diferentes, não é?
Seria imprudente se um médico ou um investidor visse um sintoma pontualmente e direcionasse todo um diagnóstico com base apenas nisso. Isso mostra que é esperado desses profissionais a busca por um maior embasamento para pautar suas decisões: o capital que investirá é o fruto de todo seu esforço e trabalho, tratá-lo com responsabilidade é o mínimo exigido de um investidor.
Fonte:
TORORADAR