Pergunta: Lucas Parente ( Faculdade de Medicina de Jundiaí )
Gostaria de saber como está o mercado de trabalho para endoscopia (via residência de cirurgia geral), cirurgia voltado em transplantes e cirurgia pediátrica.
Resposta :
A residência em endoscopia (com duração de 2 anos) exige um pré-requisito de 2 anos de cirurgia geral ou de clinica médica ou de gastroenterologia.
Geralmente o programa abrange endoscopia respiratória e endoscopia digestiva, mas como tratam-se de patologias muito diferentes, dificilmente algum profissional fica atuando nas duas áreas.
Muitas residências de gastroenterologia permitem um R3 focado em endoscopia digestiva alta e baixa.
A Gastro é uma boa especialidade porque além de permitir boa qualidade de vida, é bastante rentável pela grande incidência de exames complementares como endoscopias altas e baixas e grande freqüência na população de patologias dessa especialidade, como gastrites, úlceras, esofagites, diarréias, colites…
Como gastroenterologista é interessante vc adquirir prática em endoscopia, porque esses procedimentos agregam valor ao preço das consultas. Os aparelhos necessários não são baratos, mas vale a pena o investimento.
Além da possibilidade de se adquirir esses equipamentos por leasing nos bancos, existe ainda a possibilidade de se começar com aparelhos usados e revisados em bom estado
A cirurgia pediátrica é uma especialidade ruim e com muito poucos profissionais fazendo essa escolha. Os valores pagos pelos planos de saúde são ridículos ( uma postectomia remunera cerca de R$ 100,00 ).
Sucesso
Mário Novais