Pergunta: Aguines ( Universidade Iguaçú )
Me formo agora e já estou com uma certa idade, e nao queria perder tempo tendo que me dedicar a cursinho preparatório para residência,
gostaria de saber então o que vc me indica, quero fazer endócrino então estava pensando em fazer pós graduação, gostaria de saber se a prova de titulo é dificil passar? O que me sugere fazer? Grato! E parabéns pelo site!
Resposta :
De um modo geral, as faculdades de Medicina são muito teóricas e os estágios curriculares não são suficientes para um exercício adequado das diferentes especialidades, assim é fundamental que o profissional complemente sua formação com a residência médica ou com uma pós graduação. A melhor formação complementar, sem dúvida, é fornecida pelos programas de residência, que são mais completos do que as pós.
A residência em endocrinologia exige 2 anos de pré-requisito em clinica médica e a recomendação da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo) é que os cursos de pós-graduação em endócrino também passem a exigir pelo menos um ano de clínica médica, como pré-requisito. Muitos dos cursos de pós ainda não exigem isso e consistem apenas de 2 anos de duração, após os quais se pode prestar concurso para obtenção do titulo de especialista em endocrinologia.
A prova para obtenção do titulo consiste de uma parte teórica eliminatória com 100 questões múltipla escolha, onde o candidato deve obter pelo menos 70 % de acertos e depois uma prova prática com 8 casos clínicos.
Em relação ao seu caso especifico, acredito que sua formação ficaria bem mais sólida com um programa de residência do que com uma pós, afinal para quem já gastou 6 anos numa faculdade, mais alguns anos de formação te dariam mais tranquilidade no dia-a-dia da especialidade.
Sucesso
Mário Novais