Há evidências crescentes de que o treinamento físico pode facilitar o controle do peso por meio de melhorias no controle do apetite homeostático, mas pouco se sabe sobre como o treinamento físico afeta a recompensa alimentar e a suscetibilidade a comer demais.
Este estudo publicado pelo Medicine & Science in Sports & Exercise examinou as mudanças na recompensa alimentar e nas características do comportamento alimentar após uma intervenção supervisionada de exercício durante 12 semanas em indivíduos inativos com sobrepeso/obesidade (Exercitadores: n=46, 16 homens/30 mulheres; IMC = 30,6 [DP 3,8] kg/m² e idade = 43,2 [DP 7,5] anos), em comparação com os controles sem exercício (n=15; 6 homens/9 mulheres; IMC = 31,4 [DP 3,7] kg/m² e idade = 41,4 [DP 10,7] anos).
As pontuações de gostar e de querer alimentos com alto teor de gordura e com baixo teor de gordura foram avaliadas com o Leeds Food Preference Questionnaire antes e após o consumo de um almoço isoenergético com alto teor de gordura (HFAT) ou alto teor de carboidratos (HCHO). O comportamento alimentar foi avaliado usando o Three-Factor Eating Questionnaire e a Binge Eating Scale.
Uma semana por interação no grupo indicou que os escores de desejo diminuíram da linha de base para a pós-intervenção apenas nos Exercitadores, mas não houve efeito do exercício sobre o gostar. Houve também uma semana por interação no grupo para compulsão alimentar, que diminuiu apenas nos praticantes de exercícios físicos. Uma pequena redução na desinibição também foi aparente nos Exercitadores.
Este estudo mostrou que 12 semanas de treinamento físico reduziram as pontuações de desejo por alimentos com alto teor de gordura e marcadores característicos de comer demais em indivíduos com sobrepeso/obesidade, em comparação com os controles que não se exercitaram. Mais pesquisas são necessárias para elucidar os mecanismos por trás dessas mudanças induzidas pelo exercício na recompensa alimentar.
Original: https://www.news.med.br/p/medical-journal/1362228/exercicio+reduz+necessidade+de+recompensa+com+alimentos+com+alto+teor+de+gordura+em+obesos+divulgado+pelo+medicine+amp+science+in+sports+amp+exercise.htm