Pergunta: Felipe Aguiar ( UNIC – Universidade de Cuiabá )
Olá, Dr. Mario Novais! Gostaria de sua ajuda na minha escolha de especialidade. Já li a maioria dos atuais 136 artigos do site sobre o assunto.
Depois de descartar várias especialidades por diversos motivos, sobrou uma lista restrita. A partir dela, resolvi trilhar 3 caminhos cronológicos:
1.Resid. Anestesiologia – resid. medicina intensiva – subespecialidad-Dor
2.Resid. Clínica médica – resid. medicina intensiva – resid.cardiologia
3.Resid. Clínica médica – resid. cardiologia – resid. medicina intensiva
Para o senhor ficar por dentro da minha situação, terminarei a graduação em medicina com 30 anos em 2017. Terminarei a graduação com uma dívida do FIES de quase 300 mil (por causa dos juros e os anuais aumentos da menssalidade da faculdade). Tentei responder as seguintes perguntas, mas ainda não consegui: 1 – Que qualidade de vida essa especialidade me permite? 2 – Quais são as possibilidades de ser bem remunerado? 3 – Que tipo de paciente irei atender? 4 – Ficarei 40 a 50 anos fazendo as mesmas coisas! Qual rotina prefiro? 5 – Terminarei a faculdade com 30 anos de idade e uma dívida (+- 2mil a 2,5mil por mês) 6 – Qual especialidade me dará tempo e sustento para realizar a segunda residência com tranquilidade? Gostaria que o senhor me ajudasse resolvendo pelo menos os problemas das perguntas número 5 e 6 acima
Resposta :
Se for levar em consideração a rapidez de ganhar dinheiro e pagar sua dívida com o FIES, sem dúvida o primeiro caminho será o melhor. A anestesiologia é a especialidade que permite maiores ganhos financeiros a curto prazo. A qualidade de vida é um pouco prejudicada, mas se o anestesista for organizado pode, depois de algum tempo, trabalhar em grupo, priorizar as anestesias eletivas e ficar de sobreaviso apenas um ou dois dias da semana.
Como vc ainda tem mais 4 anos pela frente antes da formatura, acho que seria melhor não decidir agora, para que vc tenha oportunidade de fazer mais contato com diferentes pacientes e diferentes especialidades, pois lembre que na sua escolha vc deve dar importância grande ao “como será o seu dia-a-dia” dentro de cada especialidade que possa escolher.
Sucesso
Mário Novais