Desde o início de 2019, o Estado de São Paulo vem diagnosticando exponencialmente novos casos de Sarampo. Atualmente são 1.319 casos confirmados de sarampo, segundo novo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde. Em 13 dias, houve um aumento de 36% nos registros. O levantamento anterior contabilizava 967 casos da doença até 31 de julho.
O sarampo é uma doença viral aguda, infecto-contagiosa, altamente transmissível que atinge com mais severidade populações de baixo nível socioeconômico.
O contágio do sarampo acontece através de secreções respiratórias. Os indivíduos expostos podem adquirir as infecções através de gotículas veiculadas por tosse ou espirro, por via aérea. A pessoa pode transmitir a doença 6 dias antes de iniciar o exantema (manchas pelo corpo) até 4 dias depois. Despois do contato com alguém doente, a pessoa pode apresentar os sintomas em média após 10 dias (de 7 a 18 dias).
A indisposição que antecede a doença tem duração de três a cinco dias e caracterizam-se por: febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite. Nesse período podem ser observadas na face interna das bochechas as manchas brancas (Koplik) que são características da doença.
O exantema maculopapular (manchas vermelhas na pele) inicia-se na região retro auricular, espalhando-se para a face, pescoço, membros superiores, tronco e membros inferiores. A febre persiste com o aparecimento do exantema.
Tendo em vista o aumento da incidência e a gravidade dos novos casos da doença, a campanha da vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até dia 29 de agosto, em São Paulo, para crianças de 6 meses a 1 ano, e para jovens entre 15 e 29 anos
De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, até quinta-feira (15) a cobertura vacinal atingiu 35,4% entre jovens de 15 a 29 anos e 41,3% dos bebês de seis a 11 meses e 29 dias. Além da campanha, a secretaria segue com as ações de bloqueio quando há notificação de casos suspeitos de sarampo. Neste ano, já foram realizadas mais de 3.000 ações do tipo em toda a cidade.
Fontes: https://oglobo.globo.com/sociedade/casos-de-sarampo-em-sao-paulo-sobem-36-em-13-dias-23874418
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/08/sao-paulo-prorroga-campanha-de-vacinacao-contra-o-sarampo-ate-dia-31.shtml
Relacionados
Novembro 10, 2024
Outubro 27, 2024