Vivemos na era do Smartphone, ou melhor, não vivemos mais sem ele. De acordo com o último estudo conduzido pelo instituto de pesquisas norte-americano Flurry Analytics, cerca de 300 milhões de pessoas, no mundo inteiro, são viciadas em dispositivos móveis. E essas pessoas abrem apps no celular mais de 61 vezes em um único dia. Mas atenção, esse vício pode trazer sérios problemas.
Por todos os lados, em todos os lugares, tem alguém teclando, olhando, zapiando numa tela. Mas para isso, adotamos uma postura, que com o tempo, pode virar um problema. Você já parou para pensar quantas horas por dia você passa olhando para baixo, para tela do celular?
Aí que entra a questão, essa postura altera o estado normal do corpo, ele que, por sua vez, na tentativa de se adequar ao movimento, à nova posição, pode exigir compensações musculares que, com o tempo se transformam em dores. Explica o fisioterapeuta Dalton Faria, parceiro do Blog Esporte & Saúde.
O movimento de inclinar a cabeça para frente promove uma sobrecarga na musculatura do pescoço, principalmente de trapézios.
Um estudo recente (Assessment of Stresses in the Cervical Spine Caused by Posture and Position of the Head) avalia a sobrecarga na cervical com diferentes graus de inclinação.
O peso que a cabeça pode fazer na cervical assusta. Veja!
15° graus de inclinação a sobrecarga é de 12kg.
30° sobrecarga de 18kg.
45° sobrecarga de 22kg.
60° sobrecarga de 27kg.
E esse peso, com o tempo, pode provocar dores na região cervical, a que abrange a área do pescoço e ombros, muito conhecida também como Cervicalgia.
E ainda, de acordo com o estudo, o que se espera é um futuro de epidemia de dores cervicais oriundas de alterações posturais. Precisamos mudar isso!
De acordo com o Dr. Liszt Palmeira, Ortopedista e Traumatologista, parceiro do Blog Esporte & Saúde, “Passar muito tempo nessa posição sobrecarrega músculos, articulações e ligamentos da coluna cervical, especialmente em quem já tem algum grau de degeneração articular. E a dor é o primeiro sintoma de que algo está errado. E ela pode aparecer na região do pescoço, das costas, nos cotovelos ou até nos punhos”.
Dr. Liszt sugere algumas medidas simples que podem evitar essas dores.
1) Praticar regularmente exercícios que mantenham os músculos com força e elasticidade adequadas para realizar as tarefas do dia a dia;
2) Diminuir o tempo de permanência na postura que causa problema;
3) Ao usar o celular, tentar colocá-lo nivelado com o rosto e não abaixo do peito.
“Não somente o smartphone, mas de acordo com a ergonomia, todo e qualquer objeto que tenhamos que visualizar, é interessante trabalhar na altura dos olhos com o pescoço ereto. Como visto acima, quanto maior a inclinação do pescoço, maior a sobrecarga em cima dele”, complementa Dr. Dalton Faria.
Original: http://www.danichristoffer.com/blog/o-peso-do-smartphone/
Relacionados
Novembro 10, 2024
Outubro 27, 2024