Pergunta: Flávia (Universidade de Alfenas -BH) |
Olá, estou finalizando o quinto ano de faculdade, e durante esse tempo decidi por limitar minhas escolhas de especialização em duas especialidades: Otorrinolaringologia e Oftalmologia. Vejo ambas as especialidades muito próximas em alguns quesitos (acesso direto na residência, presença de muitos procedimentos cirúrgicos, mesmo tempo de formação, melhor flexibilidade de horários, entre outros). Há ainda possibilidade de fellow após a residência no caso da oftalmo ou sub especialização em cirurgia de cabeça e pescoço no caso da otorrino. Gostaria de saber, na sua opinião, qual das duas vale mais a pena, pontos positivos e negativos, mercado de trabalho, carga horária e etc? Resposta : |
As duas especialidades são ótimas opções e estariam com certeza na relação das 6 melhores especialidades do momento.
Ótima qualidade de vida, excelente remuneração a médio e longo prazo, dia a dia tranquilo e mercado em crescimento com o envelhecimento da população, além de vários procedimentos e cirurgias que agregam valor ao preço da consulta.
O que deve direcionar na sua escolha é como você vai se sentir no dia a dia de cada uma dessas especialidades, ou seja com o tipo de paciente e tipos de patologias com as quais vai lidar diariamente.
Embora as duas contemplem atividades clinicas e cirúrgicas, a otorrino é uma especialidade mais cirúrgica do que a oftalmo.
A qualidade de vida da oftalmo pode ser ligeiramente melhor pela menor incidência de complicações nas suas cirurgias do que na otorrino, onde alguns sangramentos pós operatórios são relativamente frequentes.
Sucesso
Mário Novais