Pergunta: Lucas Leite ( Universidade Gama Filho – RJ )
…estou interessado em seguir carreira como cirurgião vascular e gostaria de saber quais são os procedimentos realizados por essa especialidade. Ja procurei por tabelas mas a única que encontro é a da AMB, porém essa não descrimina cada procedimento por especialidade. Gostaria de saber se há uma grande gama de procedimentos nessa area da medicina e se são interessantes do ponto de vista médico e financeiro. Agradeço a atenção e aguardo resposta.
Resposta :
No momento de escolher a especialidade, em primeira instância, você deve se preocupar apenas com 3 opções : ou escolher uma especialidade de acesso direto (oftalmo, dermato, otorrino…) ou uma especialidade cirúrgica (não importa qual, já que a cirurgia geral é pré-requisito para as outras) ou ainda uma especialidade clinica (também não importa qual, já que a clinica médica é pré-requisito para as outras ).
O ingresso nas residências de cirurgia cardiovascular ou de cirurgia vascular somente, exige como pré requisito a residência de 2 anos em cirurgia geral. Para cirurgia vascular são mais 2 anos e para cirurgia cardiovascular são mais 4 anos.
No Rio de Janeiro são aproximadamente 7 vagas para residência em cirurgia cardiovascular e 29 vagas para cirurgia vascular.
Se vc optar pela cirurgia, quando estiver fazendo os dois anos obrigatórios de cirurgia geral, vai poder entrar em contato com as várias opções de sub especialidades cirúrgicas e consequentemente fazer uma escolha mais adequada.
Embora não exista uma grande variedade de procedimentos, a cirurgia vascular é ótima especialidade, a clientela cresce rapidamente, principalmente pelas insuficiências vasculares periféricas (varizes), que são muito freqüentes na população.
A especialidade permite procedimentos pequenos e médios , que agregam valor no preço das consultas e a qualidade de vida do profissional é boa porque a maioria das cirurgias são eletivas.
A competição dos hemodinamicistas ou cardiologistas intervencionistas é mais com a cirurgia cardiovascular e não com a cirurgia vascular.
Não acreditamos que as atribuições do cirurgião vascular possam diminuir ao longo do tempo e como conclusão pode-se dizer que a cirurgia vascular é muito interessante do ponto de vista financeiro.
Sucesso
Mário Novais