Pergunta: Mariana ( Faculdade de Medicina Nova Esperança – João Pessoa )
O que tens a dizer sobre a decisão na residência entre Dermatologia ou Mastologia, estou em dúvida pois a duas são boas especialidades, gostaria de saber sua opinião. Agradecida e parabéns pelo site.
Resposta :
Na escolha da especialidade, além de analisar a qualidade de vida e os ganhos financeiros futuros, vc deve levar bastante em consideração o tipo de paciente e tipos de patologias com as quais vai lidar no dia-a-dia, ou seja como será o seu cotidiano nessa especialidade.
Isso é fundamental e quando vc cita a dermato e a mastologia, lembre que serão pacientes e patologias bastante diferentes.
A dermato é uma especialidade de acesso direto. Os programas de residência médica em Dermato têm a duração de 3 anos, sendo que na maioria dos serviços o primeiro ano é basicamente de clínica médica.
A Dermatologia é uma das melhores especialidades, tanto pela boa qualidade de vida que permite , como pelos procedimentos pequenos e médios que agregam valor às consultas.
A crescente importância que se tem dado recentemente à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele e mais a procura desesperada pela beleza, ainda por cima aliada à uma industria fortísssima de cosméticos e produtos anti-envelhecimento, fazem com que a clientela do dermatologista cresça rapidamente.
Como dermatologista, evidentemente vc pode trabalhar em Hospitais, apenas a clientela do hospital será um pouco diferente da clientela do seu consultório. No hospital vão predominar as patologias dermatológicas e no consultório predominará a parte cosmética, que inclusive é a mais lucrativa.
A Mastologia é uma especialidade em franco crescimento pela importância que se tem dado ultimamente à prevenção do câncer de mama e da relevância da mamografia como exame obrigatório após os 40 anos de idade.
A residência médica em mastologia tem a duração de 2 anos , tendo como pré requisito 2 anos de residência em gineco-obstetrícia ou em cirurgia geral.
Filiados à Sociedade Brasileira de Mastologia, existem cerca de 2.000 profissionais entre clínicos, cirurgiões, psicólogos, radioterapeutas e qualquer outro especialista que se envolva com patologias mamárias.
Existem dois tipos de mastologistas: o mastologista clinico , que geralmente tem origem na ginecologia ou na endocrinologia e o mastologista cirurgião, de origem na cirurgia geral, plástica ou mesmo na ginecologia.
Apesar da especialidade ser classificada como especialidade relativamente triste, a qualidade de vida do mastologista é boa, o mercado de trabalho é bom, em expansão e permite bons ganhos financeiros ( principalmente para os cirurgiões ), desde que seja dada mais importância à medicina privada.
No seu caso, as duas especialidades são boas e sua decisão deve ser em função do tipo de paciente e do tipo de patologia com os quais vai lidar.
Sucesso
Mário Novais