Pergunta : Gabriel ( Unigranrio – RJ )
Boa noite. Estou no 10 período da faculdade de medicina e penso na área de oftalmologia. Tenho receio por ser uma área que dependa basicamente 100% de planos de saude, e tendo familiares médicos, sei o quanto tem que ralar para conseguir lucrar com os valores ínfimos que os planos pagam aos médicos. O que você acha sobre esse ponto da oftalmologia depender muito de planos de saude? isso prejudica um ganho mensal bom? Alem disso, não tenho familiares na área, e ja ouvi falar que isso e um empecilho para a entrada no mercado devido ao alto custo pra montar consultório/clinica. E em outra postagem eu li que o senhor tem 2 filhos oftalmologistas, poderia contar como foi a trajetória dos dois assim que se formaram, em relação a emprego, salário? Muito obrigado
Resposta:
A oftalmologia é uma das melhores especialidades do momento e existe uma ilusão de que precisa ter médicos na família ou se precisa muito dinheiro para comprar equipamentos. Isso, é claro poderia facilitar, porém não é absolutamente necessário.
O início da carreira para um oftalmologista que não tenha essas vantagens citadas é assim :
você entra pra residência de oftalmologia ( é fundamental isso para ter uma boa formação profissional – as melhores residências dessa especialidade estão em São Paulo – Unifesp – Usp – Unicamp )
Durante a residência vc vai ter que dar uns plantões como clínico para complementar a renda da residência.
No final do R2 vc poderá começar a trabalhar numa clínica de oftalmologia simples ( muitas em subúrbios ou baixada fluminense, por exemplo ), onde vc vai receber 50 % das consultas e 30 % dos exames que realizar )
No final do R3 vc poderá passar a trabalhar numa clínica de oftalmologia mais sofisticada e completa com todos os exames complementares ( por exemplo no rio de janeiro- Zona Sul – Barra da Tijuca.)
Depois de alguns anos trabalhando numa dessas clínicas vc já pode pensar em abrir seu próprio consultório, que pode começar apenas com equipamentos básicos, podendo adquirir equipamentos usados em bom estado ou mesmo conseguir um financiamento bancário. ( o banco santander tem financiamentos especiais para médicos ).
As chamadas “clínicas populares de oftalmologia” em bairros mais pobres podem ser um bom começo para oftalmos recém formados.
Aos poucos vc vai conseguindo alguns convênios ( o que não é facil ) e vai adquirindo outros equipamentos até estar com uma clínica completa.
Evidente que no início vai ter que ralar muito, porém isso acontece com todos os inícios profissionais.
E daí, depois de alguns anos estará tendo uma ótima remuneração e excelente qualidade de vida. É “correr pra galera…”
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024