Pergunta : Gabriel ( Unigranrio – RJ )
Boa noite! Estou no ultimo ano da faculdade de medicina e penso muito na área de anestesiologia. Tenho um parente cirurgião e me diz que essa especialidade e uma ”faca de duas pontas”, ja que o medico anestesista não tem seus próprios pacientes e depende do networking com cirurgiões para ser chamado e assim ganhar dinheiro. Tenho medo da inserção no mercado de trabalho. Ja ouvi falar que o Rio de Janeiro esta saturado de anestesistas, gostaria de saber sobre a atual situação no RJ para quem esta se formando na residência em anestesiologia, se consegue emprego sem dificuldade, se realmente esta saturado e a competição por cirurgiões esta grande. Abraços e obrigado desde já.
Resposta :
A anestesiologia é uma boa especialidade em termos de remuneração e mesmo inserção no mercado de trabalho, porém, com certeza, perde em qualidade de vida.
É muito importante, na escolha da especialidade, se analisar 3 aspectos : a qualidade de vida que se vai ter, a remuneração e acima de tudo se o candidato vai se sentir confortável com o dia a dia da especialidade.
Muitos estudantes ao se formar analisam apenas a possibilidade de remuneração na especialidade escolhida, e depois se arrependem porque não se adaptam ao cotidiano da especialidade e à qualidade de vida que vai ter.
Isso tem levado muitos recém formandos a optar pela anestesiologia.
Em relação à inserção no mercado de trabalho, não deveria se preocupar porque durante a própria residência seu staff vai te ajudando nisso.
Como todo inicio em qualquer especialidade, pode ser um pouco difícil a colocação dentro de uma equipe de anestesia e vc estará no final da lista do grupo, ralando mais do que os demais membros do grupo e tendo que participar das cirurgias mais chatas e de menor remuneração . Porém com o tempo vc irá se fortalecendo dentro do grupo e subindo na hierarquia, até conseguir priorizar as cirurgias eletivas.
Evidente que fazer um bom network ajudará bastante, principalmente com seus colegas de turma que optarem pelas especialidades cirúrgicas.
Sucesso
Mário Novais