As feiras internacionais de tecnologia são grandes eventos que atraem muita atenção nos dias de hoje sendo noticiadas pela imprensa no mundo inteiro e aguardadas por um público crescente e ansioso por novidades.
Além de satifazer a curiosidade de milhões de tecnófilos ávidos por se inteirar a respeito das novidades mais frescas do mundo da tecnologia, as feiras internacionais buscam, sobretudo, fomentar a indústria de tecnologia. São elas grandes eventos de marketing que, por meio de exposições de produtos recém-lançados ou ainda em desenvolvimento, visam atrair consumidores e investidores para as novas linhas de pesquisa. Esse último aspecto é crítico para a indústria da tecnologia já que novas invenções carecem de tempo e pesquisa para serem desenvolvidas sendo assim um investimento de longo prazo e com riscos inerentes que desanimam os investidores.
Os três líderes mundiais no ramo de tecnologia são Alemanha, EUA e Japão. As maiores feiras de tecnologia nesses países são:
CeBIT: Considerada a maior exposição de tecnologia no mundo, a CeBIT é organizada todo ano em Hannover na Alemanha no mês de março. Um dos grandes destaque da edição de 2013 foi o robô Aila controlado pelo sensor de movimentos desenvolvido para o console Xbox 360
CES: Organizada todo ano no mês de janeiro em Las Vegas esta é a maior feira de tecnologia dos EUA sendo considerada por muitos como a maior do mundo. Um dos grandes destaques da edição deste ano foi no ramo de tecnologia de radiodifusão onde foi exposta a imagem de vídeo com alta resolução 4K equivalente ao dobro do atual Full HD, elevando assim o patamar máximo de 1920×1080 para 4096×2160 pixels.
CEATEC: Esta é a grande feira de tecnologia do Japão, organizada em Tokyo anualmente no mês de novembro. O Japão é reconhecidamente um país pioneiro em tecnologia e indiscutivelmente está a frente de todos na área de robótica. A edição de 2012 teve como um dos destaques o robô Tosy capaz de reconhecer músicas pela batida e dançar no mesmo ritmo.