Pergunta: Fernanda Hummels ( Unicamp )
Olá. Estou no 6º ano da faculdade, e estou em dúvida entre cirurgia plástica e torácica, e gosto também de dermato, mas sou portadora de EM. Gostaria de saber se é possível seguir uma carreia cirúrgica, como a plástica, ou teria que investir em uma especialidade clínica. Obrigada
Resposta :
Apesar da Esclerose Múltipla poder ter uma evolução bastante arrastada e haver muitas pesquisas nessa área apontando para um tratamento mais eficaz dentro de alguns anos, existe sempre uma possibilidade de haver comprometimento de movimentos, o que prejudicaria o exercício de uma especialidade cirúrgica.
Assim, sugiro que vc opte por uma especialidade clínica e a dermatologia, citada por vc, pode ser uma excelente escolha.
Algumas informações sobre a dermato podem te facilitar na escolha :
A dermato é uma especialidade de acesso direto. Os programas de residência médica em Dermato têm a duração de 3 anos, sendo que na maioria dos serviços o primeiro ano é basicamente de clínica médica.
A Dermatologia é uma das melhores especialidades, tanto pela boa qualidade de vida que permite , como pelos procedimentos pequenos e médios que agregam valor às consultas.
A crescente importância que se tem dado recentemente à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele e mais a procura desesperada pela beleza, ainda por cima aliada à uma industria fortísssima de cosméticos e produtos anti-envelhecimento, fazem com que a clientela do dermatologista cresça rapidamente.
Como dermatologista, evidentemente vc pode trabalhar em Hospitais, apenas a clientela do hospital será um pouco diferente da clientela do seu consultório. No hospital vão predominar as patologias dermatológicas e no consultório predominará a parte cosmética, que inclusive é a mais lucrativa.
Sucesso
Mário Novais