A faculdade de medicina é altamente consumidora de tempo porque além do horário praticamente integral ainda aparecem seminários, trabalhos, provas e começam os plantões.
Alguns conseguem lidar com essa roda viva com facilidade, mas a maioria apresenta dificuldades de administrar o tempo e fazê-lo render. Com isso vem o estresse e consequentemente a falta de concentração.
Isso é comum e o caminho para resolver isso é aprender a administrar o tempo fazendo um esquema de horários relativamente rigoroso e seguindo algumas regras básicas que vão relacionadas abaixo
Procure relaxar porque quanto mais você pensa que não está rendendo, mais isso acontece…
Relaxe que as coisas melhoram…
DICAS PARA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Todos tem falta de tempo ou administram mal o seu tempo?
2. Tempo nunca volta: é irrecuperável?
3. Você não tem tempo para se organizar e continua perdendo tempo por causa da desorganização?
4. Durante o dia, você apenas apaga incêndios ou produz realmente?
5. Filtre a leitura do jornal pelas manchetes;
6. Ambiente de trabalho arrumado aumenta muito sua produtividade;
7. Mesa e gavetas arrumadas evitam perda de tempo;
8. Desligue rádio e TV para se concentrar;
9. Organize bem seus arquivos;
10. Divida sua jornada de trabalho em períodos;
11. As pessoas são mais eficientes em determinados horários do dia;
12. Conheça seus horários de maior eficiência e use-os para tarefas mais importantes;
13. Faça uma agenda diária;
14. Somente desrespeite sua agenda se alguém ou algum fato realmente agregar valor;
15. Inclua atividades de lazer na sua agenda diária;
16. Duas ou três férias curtas no ano são melhores do que uma longa;
17. Trabalhar pela família 24 horas por dia não ajuda a família, afasta-a
18. Não leve trabalho para casa;
19. Faça uma lista de tarefas pendentes, divida-as em prioridades A, B ou C;
20. Estabeleça cronogramas;
21. Sua sala deve ter um relógio (não virado para os pacientes);
22. Se precisar produzir mesmo, tranque a porta e tire o telefone do gancho;
23. Cuidado com as montanhas de papéis;
24. Acelere sua leitura usando o dedo ou uma ponteira como orientador;
25. Quando receber um cartão, anote logo na agenda e jogue-o fora;
26. Saia da sua sala, circule;
27. Ficar de pé na sua sala pode acelerar visitas indesejáveis ou prolongadas;
28. Use o viva-voz do telefone;
29. Fuja de reuniões;
30. Marque hora para começar e terminar reuniões;
31. Delegue tarefas sempre que possível;
32. Quando começar uma tarefa, faça-a até o final;
33. Aprenda a dizer NÃO; não assuma compromissos em excesso.
Autor: Mário Novais