Pergunta: Jasson Giovanni ( Universidade Federal de Pernambuco )
Boa tarde Dr Mário !
O que o senhor acha da Sequência Cirurgia Geral > Medicina Intensiva > Radiologia Intervencionista ? Como é a rotina do radiologista intervencionista ? Também funciona à base de plantões ? Esse profissional trabalha nas emergências, ambulatório, ou é contratado pelos hospitais necessitando estar disponível todos os dias ? Como poderia conciliar o trabalho sendo especialista nestas 2 áreas já que a cirurgia geral permite o acesso à ambas ?
Resposta :
Esse caminho é meio longo e meio confuso.
O melhor caminho seria radiologia e depois radiologia intervencionista.
Ou cirurgia geral de 2 anos e depois radiologia intervencionista. A exigência para residência de radiologia intervencionista, em geral, é de 3 anos de radiologia ou 2 anos de cirurgia vascular ou 2 anos de cirurgia geral.
A Radiologia Intervencionista é uma especialidade médica pouco conhecida do público em geral pois tem uma atuação muito especializada. Apesar disso vem se expandindo muito nos últimos anos ocupando áreas de destaque cada vez maior no meio médico a na mídia. Seu objetivo primordial é de realizar procedimentos e cirurgias minimamente invasivas com intuito diagnóstico (ex.: Biópsia percutânea guiado por Tomografia) ou terapêutico (ex.: Angioplastia, Quimioembolização e Ablação por Radiofrequência). Esta especialidade nasceu através da Radiologia Diagnóstica no momento em que os Radiologistas identificaram o potencial de se realizar uma intervenção cirúrgica com o auxílio da imagem (procedimentos guiados por imagem).
Hoje a Radiologia Intervencionista abrange um número muito grande de exames diagnósticos e terapêuticos, e está em franca ascendência em todo o mundo. Tem seu grande crescimento e reconhecimento como especialidade médica principalmente devido ao caráter pouco invasivo, curto tempo de internação, rápido retorno do paciente a suas atividades, alta taxa de sucesso e resolutividade e atuação em diversas especialidades médicas. Suas principais áreas de desenvolvimento hoje são a Oncologia, Doenças Cardio-Vasculares, Doenças do Fígado, Doenças da Coluna Vertebral, Ginecologia, entre outras.
De um modo geral esse especialista não fica de plantão e sim será chamado para procedimentos especiais que podem ser de urgência ou eletivos.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024