Pergunta : Fernanda ( Universidade Federal de Alagoas )
Oi, Dr. Mário. Parabéns pelo site, atraves dele o sr tem ajudado muitos médicos e formandos duvidosos.
Gostaria que o sr me ajudasse na minha escolha. Estou indecisa entre GO e Endocrinologia, uma questao importante é que pretendo trabalhar no interior (~50mil hab) e nesse ponto acredito que GO seria melhor, mas sinto falta da parte mais clínica que teria com endócrino, já que faria clínica médica antes. Qual das duas especialidades seria melhor pra mim, já que pretendo ter boa qualidade de vida e bom retorno financeiro?
Resposta :
A escolha da especialidade deve ser a mais racional possível, sendo de grande importância, já que implica em cerca de 40 anos de atividade profissional.
Devemos, acima de tudo, levar em consideração 3 aspectos :
- a qualidade de vida que a especialidade proporciona.
- a remuneração que esta especialidade permite.
- O prazer e conforto de lidar com o tipo de paciente dessa especialidade.
A gineco-obstetrícia é considerada uma especialidade alegre, já que, principalmente em relação à obstetrícia, lida com pacientes com boas expectativas. As pacientes criam um laço grande de amizade com suas médicas, resultando em fidelidade dessa clientela o que permite ter clientes particulares e depender menos de planos de saúde em relação às consultas. A qualidade de vida fica um pouco prejudicada em função da tendência de preferência da população pelo parto vaginal ao invés do parto cesáreo (o que melhoraria a qualidade de vida do obstetra).
Muitos médicos dessa especialidade, com o tempo, tendem a diminuir a clientela obstétrica e dar preferência aos pacientes ginecológicos (a clientela não gosta muito disso) e vários enveredam pela ultrassonografia ou mesmo pela medicina estética (pela ligação próxima com sua clientela).
Os procedimentos cirúrgicos, em se tratando de planos de saúde, são mal remunerados. Por exemplo, num parto cesáreo pelo convênio o honorário do obstetra é cerca de R$ 400,00, ao passo que um obstetra particular de boa clientela cobra pelo menos R$5.000,00.
O retorno financeiro rápido só pode ser através de plantões, já que a clientela demora um pouco para aumentar.
Áreas boas e promissoras dessa especialidade são a Histeroscopia e a Reprodução Assistida
A endocrinologia é uma excelente especialidade, principalmente pelo aumento absurdo dos níveis de obesidade em todo o mundo e pela importância que se tem dado ao culto ao corpo. Além disso, são muito freqüentes as doenças da tireóide e os distúrbios hormonais ( menopausa e andropausa )em uma população que está nitidamente envelhecendo.
A endócrino também é uma boa especialidade porque além de permitir uma boa qualidade de vida e possibilitar uma boa remuneração, apesar de não permitir procedimentos e cirurgias que agreguem valor à consulta, é uma especialidade de boca-a-boca rápido na clientela e uma das poucas que permite ao profissional ser independente de convênios já que a clientela cresce rapidamente, principalmente em função da preocupação atual e futura com a obesidade e do aumento da expectativa de vida da população com consequente maior aparecimento de distúrbios da tireóide e alterações hormonais (menopausa e andropausa )
Concluindo : acho que acima de tudo você deve levar em consideração em qual tipo de dia a dia vai se sentir mais confortável, ou seja analisando tipos de pacientes e tipos de patologias.
Nas duas especialidades você vai poder ter uma boa remuneração. Em termos de qualidade de vida, na endocrinologia a qualidade de vida pode ser melhor.
Sucesso
Mário Novais