Pergunta : Sammantha Maryanne ( Universidade Estadual de Montes Claros )
Boa tarde! Agradeço pela iniciativa e disponibilidade.
Sou graduada há dois anos e meio e pretendo iniciar a residência no próximo ano. Porém, continuo extremamente indecisa em relação à escolha da especialidade. As únicas certezas que tenho são a minha preferência pelas especialidades clínicas e pela rotina de atendimento predominantemente ambulatorial. Gosto de lidar com diversidade de patologias e faixas etárias e pretendo trabalhar em cidades médias ou pequenas. Tenho pensado na Neurologia, como uma opção de residência de acesso direto, e em algumas especialidades que requerem a residência em clínica médica como pré requisito. Pensei em Pediatria, por contemplar uma extensa gama de patologias, porém tenho percebido que tal especialidade pode não me oferecer uma rotina de trabalho que se encaixe no meu perfil, além de haver restrição quanto à faixa etária. Resumindo, estou bem perdida rs. Peço uma luz, uma análise que me ajude a escolher um caminho.
Desde já agradeço!
Resposta :
A escolha da especialidade deve ser a mais racional possível, sendo de grande importância, já que implica em cerca de 40 anos de atividade profissional.
Devemos, acima de tudo, levar em consideração 3 aspectos :
- a qualidade de vida que a especialidade proporciona.
- a remuneração que esta especialidade permite.
- O prazer e conforto de lidar com o tipo de paciente dessa especialidade.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :
- Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
- Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
- Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : anestesio, otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia, pediatria, neuro, neurocirurgia…
Então, se vc estiver realmente definida pela neurologia, seu caminho será de fazer essa residência de acesso direto.
Caso não esteja totalmente definida pela neuro e considerando que se sente confortável com atendimentos clínicos e ambulatoriais, o melhor caminho será fazer a residência de clínica médica e somente quando estiver no último ano dessa residência escolher uma sub especialidade clínica.
De acordo com suas informações, acredito que endocrinologia poderia ser uma boa escolha para você.
Sucesso
Mário Novais