Pergunta : Adriana ( Universidade Federal do Ceará )
tenho 46 anos e faço pediatria em serviço de pronto atendimento ,estando muito insatisfeita principalmente pela rotina de plantoes que afeta muito a minha qualidade de vida portanto planejo uma mudança de especialidade :pensei em psiquiatria atraves de uma pos-graduação porèm para obtenção de titulo de especialista seria necessario 5 anos de pratica (AMB).o q vc me aconselha ?ja que cursar uma nova RM NESTA MINHA FASE DE VIDA FICA INVIAVEL!
Resposta :
Independente da sua idade, nunca é tarde para se “chutar o pau da barraca “ e correr atrás de uma melhor qualidade de vida…
A Pediatria é, sem dúvida, uma especialidade bastante desgastante, principalmente na base de plantões.
É claro que se você gosta da atividade pediátrica poderia tentar ir saindo dos plantões, talvez conseguindo alguma posição como pediatra da rotina de um serviço ou ainda enveredando para uma atividade de consultório particular, ou ainda passando a trabalhar em um serviço de PSF.
Por outro lado, se você está realmente decidida a abandonar a pediatria e se identifica com a especialidade de psiquiatria, o caminho será o de fazer um curso de pós graduação, que dura em média 2 anos, e assim que começar a se sentir capacitada na área, iniciar a atividade de atendimento psiquiátrico.
Apesar de ser interessante buscar o título de especialista em psiquiatria ( principalmente para conseguir algum convênio ) você como médica legalizada no Conselho Regional de Medicina, pode exercer a especialidade sem ter o título.
Como a maior parte da clientela do psiquiatria é de pacientes particulares, a falta do título não vai te prejudicar tanto assim.
E quando houver possibilidade corra atrás do título da AMB.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024