Pergunta : Anônimo ( Hospital de Clínicas Ribeirão Preto – USP )
Boa noite Dr. Mario,
Parabéns pelo site, o melhor para esclarecimentos de dúvida sobre a carreira médica!!
A medicina é minha segunda faculdade, estou no meio do curso e como não tenho o “perfil clássico” do estudante de medicina tenho algumas perguntas sobre carreira que me tiram o sono. Vou me formar com 35 anos e já pensei em todas as especialidades que o senhor possa imaginar, inclusive não me especializar, haja vista a dúvida que tenho. Meu maior receio é em relação a encarar uma especialidade que demande 4 ou 5 anos para finalizar, postergar meus ganhos e iniciar ganhos reais somente após os 40, entrei sabendo dessa possibilidade e não me arrependo nenhum pouco em fazer medicina, realmente é a profissão mais bonita de todas. Isto posto, vão algumas perguntas e ficaria feliz se as respondesse:
– Não fazer a especialidade, atender como médico generalista é viável a longo prazo?
– Penso em fazer uma especialidade de acesso direto, devido ao menor tempo, fico em dúvida entre radiologia, oftalmo, psiquiatria. Qual dessas os ganhos seriam maiores a curto prazo?
– Há duas outras especialidade que mais me agradam em relação a atuação, Reumatologia e Cardiologia, mas como são especialidade sem procedimentos tenho receio sobre o futuro, não gostaria de estender mais um ano de fellow em cardio por exemplo. O que acha dessas possibilidades?
_ Por fim, haja vista minha idade, pensei em fazer ou cirurgia geral ou clinica geral e parar por ai, o senhor acha isso uma boa ideia? Em quais delas haveria menor tempo para se estabilizar no mercado com bons ganhos?
Sei que são inúmeras perguntas mas ficaria feliz se me ajudasse a encontrar um norte.
Muitíssimo obrigado pela ajuda!
Resposta:
Mesmo estando numa faixa etária diferente do restante da tua turma, lembre que se entrar no mercado de trabalho com 37 a 40 anos, ainda vai ter um bom tempo de vida profissional, por isso precisa escolher muito bem a sua especialidade.
A residência médica é fundamental na formação do profissional; não acho qe deva abrir mão dela.
Uma especialidade de acesso direto, realmente pode encurtar sua formação e aí radiologia, oftalmologia ou psiquiatria poderiam ser boas opções para você.
No seu caso, fazer a residência de clinica médica e atuar como clínico geral também pode ser uma boa opção. O mercado está carente de bons clínicos gerais.
Do ponto de vista financeiro, radiologia, oftalmo e psiquiatria poderiam facilitar uma boa remuneração a curto ou médio prazo.
Oftalmologia talvez fosse a mais interessante dessas para você.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024