Pergunta : Maria Rita Nunes ( Universidade Federal de Minas Gerais )
Boa dia/tarde/noite.
Tenho preferência por especialidades que sejam objetivas, praticas, com pouca dependência de outros profissionais e do paciente. No inicio do exercício da profissão eu valorizava mais o financeiro, mas hoje com 2 anos de formada ( completo 3 anos no fim do ano) e vivendo a pratica, eu valorizo muito mais a qualidade de vida e o tipo de paciente. Minhas intenções eram Ortopedia ou Oftalmologia. Mas nos últimos meses me encantei e decidir por Oftalmologia ( mas não excluo Ortopedia).
Trabalho em PSF/UBS, Médico Trabalho( 3H semanais) e 1 Plantão FDS, não me arrependo ter abandonado os estudos pois conseguir juntar dinheiro e com ele uma renda “mínima” aplicada em fundos; o que vai proporcionar liberdade em termos de plantões na temporada da residência.
1- Faço essa introdução pra poder perguntar.. Vale apena largar tudo e ficar focado nos estudos ? Ando me achando esgotada e sem animo, não consigo gostar de paciente carente e repetido e isso me esgota no PSF e plantão. Mas tenho muito aperto no coração em largar toda minha fonte de renda por 6 meses, 1 ou 2 anos ( vai depender quanto tempo demore para passar)
2-Oftalmologia o senhor pode me informar como é o ritmo da residência? Puxado? Possibilidades de plantões de oftalmo sendo R2,R3? Após passar nunca mais quero dar plantão ” normal”, estou traumatizada.
3- Me assustei com a grande concorrência de oftalmologia. Em MG chega liderar entre as mais concorridas, alguns lugares vi 130/vaga, o que naturalmente me causou insegurança. Oftalmo está com essa ” moral ” toda”? E locais residência/especialização menos “badalados”, devem muito ?
Desculpe pelo “Textão”. Muito Obrigada.
Resposta :
Você está absolutamente certa em procurar valorizar a qualidade de vida; afinal ainda vai trabalhar nisso por pelo menos mais 40 anos.
Oftalmologia é, sem dúvida, uma excelente opção. Não vai se arrepender, mas é importante fazer uma boa formação médica e por isso a residência é fundamental.
Em alguns momentos na vida temos que dar alguns passos para trás para depois avançarmos de uma forma bem melhor.
O ritmo da residência em oftalmologia é também puxado, dependendo do local, mas sempre bem menos puxado do que em algumas outras especialidades e durante a residência de oftalmo vai ter sempre algum tempo de sobra para dar algum plantão de clinica ou coringar em PSF e depois no segundo ano de residência já vai poder ganhar algum dinheiro trabalhando em uma clinica de oftalmologia.
A concorrência é grande na oftalmo exatamente porque é uma ótima especialidade, mas concorrência se vence com boa formação e com um bom marketing.
Alguns serviços são menos concorridos e a formação básica é satisfatória.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024