Em um artigo publicado ontem no New England Journal of Medicine (NEJM), pesquisadores do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), um dos mais importantes institutos de pesquisa médica dos EUA, afirmaram que o vírus zika é comprovadamente um causador de microcefalia em recém-nascidos de mães infectadas.
Até o momento, o que se tinha era uma forte associação entre a epidemia de zika e um aumento na incidência de microcefalia na população, principalmente em bebês de mães que apresentaram história de infecção recente pelo vírus. Os pesquisadores foram capazes de demonstrar que essa associação intuitiva é verdadeira, através do preenchimento de critérios de prova de teratogenicidade (Critérios de Shepard). Eles também usaram critérios de relação entre causa e consequência (Critérios de de Bradford Hill) que também reforçaram este nexo causal. Em ambos os métodos, a a única evidência que não se possui até hoje é qualquer experimento animal que demonstre a associação entre zika e microcefalia.
Fonte: Rasmussen SA, Jamieson DJ, Honein MA, Petersen LR. Zika Virus and Birth Defects — Reviewing the Evidence for Causality. New England Journal of Medicine.0(0):null.
Relacionados
Novembro 10, 2024
Outubro 27, 2024