O FDA propôs hoje banir todas as luvas cirúrgicas e de procedimentos que usem pó como lubrificante. Se concretizada, a medida aceleraria a retirada deste tipo de material do mercado, o que já tem ocorrido lentamente de forma natural pelas empresas de produtos médicos. Centros respeitados como a Cleveland Clinic e John Hopkins já estão restringindo o uso desse material, uma medida apoiada por diversas sociedades americanas.
“A proibição visa proteger os pacientes e profissionais de saúde de um perigo do qual estes podem não estar cientes.” afirma Jeffrey Shuren, médico do FDA. “Nos levamos os banimentos muito a sério e somente tomamos essa ação quando sentimos que é necessário para se proteger a saúde pública.”
Segundo o FDA, a proibição é a única alternativa, uma vez que qualquer alteração nos rótulos seria capaz de corrigir o risco de doença ou lesão.
As luvas atuais usam amido de milho como lubrificante, que pode causar inflamação grave das vias áreas, inflamação em feridas, granulomas e bridas pós-operatórias. Mas ainda, em luvas de vinil, as partículas de amido podem carrear látex ao organismo de pacientes alérgicos a esta substância.
Fonte: http://www.medscape.com/viewarticle/860722
Relacionados
Novembro 10, 2024
Outubro 27, 2024